Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Em momentos de crise, veja como economizar na limpeza da casa

A- A+

Quando as finanças apertam e você precisa redirecionar o seu dinheiro para o que realmente importa, o único jeito é reduzir todas as suas despesas, incluindo as de manutenção da casa. A boa notícia é que tem como economizar na limpeza sem deixar a higiene e a organização do seu lar de lado. Para isso, é preciso readequar alguns costumes, e é disso que vamos falar aqui.

como economizar na limpeza

Conhecimento dos produtos de limpeza pode ajudar a evitar desperdício. Foto: iStock, Getty Images

Como economizar na limpeza com produtos

O primeiro passo para economizar na limpeza da casa é cuidar melhor dos produtos que você compra. Conheça a função exata de cada um e quais as superfícies adequadas para a aplicação. Com isso, além de evitar o desperdício de produtos que não vão fazer o efeito de que você precisa, ainda deixa de comprar produtos repetidos e acabar gastando um dinheiro que poderia guardar.

Além disso, você também pode estar gastando produto demais ao não utilizá-lo da forma correta. Leia a embalagem com atenção e você vai descobrir que pode diluir boa parte dos produtos em água para um efeito mais seguro e uma duração mais prolongada, e, com isso, conseguirá economizar na limpeza da casa.

Se o caminho for eliminar a compra de algum tipo de produto, a dica é que você conheça os ingredientes caseiros que podem substituí-los. Nas roupas, por exemplo, há como economizar na limpeza se você substituir o amaciante por vinagre de vinho branco. Limão, bicarbonato de sódio e vinagre branco eliminam bactérias, tiram manchas, removem odores e são mais baratos.

Outra dica é que você invista em panos de boa qualidade. Se o tecido que você utiliza para higienizar as superfícies não é bom, você acaba desperdiçando produto e não realizando a limpeza necessária. Por isso, é importante que você invista em tecidos 100% algodão ou de microfibra, que atraem a sujeira e são mais fáceis de limpar.

Assuma o trabalho

Por fim, se todo o corte de gastos com produtos não for suficiente, a única alternativa para economizar na limpeza é assumindo o trabalho pesado. Passe a fazer você mesmo a limpeza da casa, pelo menos das partes mais complicadas, como janelas, armários e vidros. Para o dia a dia, você pode trocar a doméstica por uma diarista e terá essa gasto somente quando for necessário.

Você vai se interessar por:

Assistência para sua casa

Para se proteger de qualquer emergência em sua casa, é importante contar com o serviço Vivo Assistência Casa e Auto. Com ele, você conta com serviços de eletricista e encanador para sua casa, socorro mecânico para seu automóvel e chaveiro para os dois, sempre que precisar, por apenas R$ 5,90 por mês.

> Vivo Assistência Casa e Auto: Garanta socorro em emergências na sua casa

Gostou das dicas sobre como economizar na limpeza doméstica? Comente.

vale a pena usar roupas de marca
feiras de trocas
vale a pena economizar
dividir aluguel com alguém
limite do cartão de crédito
exemplos de produtos supérfluos