Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Não consigo pagar financiamento do veículo, e agora?

A- A+

Diante de um momento de crise no Brasil, você não é nem de longe o único a estar com este tipo de preocupação na cabeça. A frase “não consigo pagar financiamento do veículo” tem sido dita e repetida por todos os cantos do país. E as situações são as mais variadas. A boa notícia é que em muitas delas é possível reverter o quadro.

“Não consigo pagar financiamento do veículo”

Se você é um dos que dizem essa frase a si mesmos, saiba que, quando não dá para reverter, pelo menos o consumidor consegue uma parte do seu investimento de volta. Você vai aprender como evitar o problema com o financiamento do veículo e saber como agir para sair deste impasse financeiro.

Uma das alternativas indicadas pelo economista e educador financeiro do blog Sempre Com Dinheiro Everton Lopes é revender o carro para a concessionária. Com o valor obtido, quite a dívida com a financeira. Se você tiver pago várias parcelas, existe a possibilidade de você ficar com uma parte do montante que resultou da venda do automóvel. No caso de o valor arrecado com a comercialização do carro não ter sido suficiente para saldar o financiamento, você terá que complementar e honrar sua dívida.

“Cuidado para não deixar seu veículo ir a leilão. Nesta hora é preciso rever com seu banco o que pode ser feito, como por exemplo, renegociar a dívida. Evite contrair uma muito maior, mesmo que a taxa de juros seja menor”, adverte Lopes.

não consigo pagar financiamento veículo

Se você não consegue pagar o financiamento, uma possibilidade é revender o carro. Foto: iStock, Getty Images

Como reverter esta situação

Se o seu dilema do chegou ao ponto de o carro estar prestes a ser apreendido por falta de pagamento das parcelas, vá imediatamente tentar um acordo com a financeira. Ela pode tomar seu carro de volta se você não saldar a dívida. Se o valor do veículo for menor do que o da dívida, nem assim a devolução do carro solucionará o problema.

Para quem está apertado de dinheiro, Lopes indica a venda do carro e a aquisição de um outro modelo mais barato. “Assim você se livrará da dívida e poderá assumir outra, se for o caso, mas uma que você possa honrar o pagamento”, diz.

De qualquer maneira é necessário seguir cortando gastos após avaliar com calma suas despesas. Analise quando é mais barato ir a pé, de ônibus, de bicicleta, de carona, de Uber, de táxi, de metrô, o que for. Pesquise e compare os preços e o tempo dos trajetos fixos que você realiza.

Esta também é uma maneira de você economizar para quitar a dívida ou então se preparar melhor para uma próxima aquisição de carro sem ter que dizer para si mesmo: “não consigo pagar financiamento do veículo, e agora?”.

Você vai se interessar por:

Crédito Bonificado Governo: vantagens para você

Se você é cliente Vivo e participa de algum programa de estímulo à nota fiscal em seu estado ou município, pode trocar os créditos por recargas Vivo, tanto no Pré-Pago quanto no Plano Controle. E o melhor: com o Crédito Bonificado Governo, você ainda ganha um bônus que dobra o valor do crédito, aumentando o benefício. Não perca tempo e faça seu cadastro: é rápido e sem nenhuma tarifa.

> Crédito Bonificado Governo: Troque valores em nota fiscal por créditos Vivo

E você, também não consegue se organizar para pagar o financiamento? Conte-nos a sua situação nos comentários.

vale a pena usar roupas de marca
feiras de trocas
Saiba como ganhar uma renda extra com aluguel
Empréstimo ou financiamento
vale a pena pegar empréstimo
emprestimo urgente para negativado