Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

O que é o Índice de Confiança do Empresário do Comércio

A- A+

O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC) é um indicador que tem como objetivo detectar as tendências das ações empresariais do setor sob o ponto de vista do empresário. Ele é apurado entre os tomadores de decisão das empresas do varejo, pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

A amostra nacional é composta cerca de 6 mil empresas espalhadas em todas as capitais do país. O Índice de Confiança do Empresário do Comércio é elaborado mensalmente, e a pesquisa avalia os resultados dentro de uma escala que varia de zero a 200 pontos. O índice 100 é o ponto médio entre a insatisfação e satisfação, sendo que abaixo dele significa pessimismo e acima demostra otimismo.

Em São Paulo, por exemplo, o ICEC é realizado mediante entrevistas com 541 empresas. São capturadas informações sobre as percepções dos empresários com relação à economia, seu setor de atuação e sobre a sua empresa.

índice de confiança do empresário do comércio

Índice é medido pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Foto: iStock, Getty Images

Como se mede o Índice de Confiança do Empresário do Comércio

Em geral, a quantidade média de perguntas para a determinação do Índice de Confiança do Empresário do Comércio varia de três a nove por mês. Essas perguntas podem versar sobre assuntos diversos: a situação atual ou futura; sobre a economia como um todo, o mercado em que as empresas operam ou algum aspecto da sua realidade de negócios.

As mesmas perguntas são repetidas mensalmente, e as respostas não são divulgadas individualmente. As questões abordam temas como perspectivas de investimento, contratação de empregados e a situação dos estoquesAs respostas e os resultados agrupados formam o ICEC. O indicador então pode ser decomposto em outros dados que avaliam as perspectivas e as estratégias dos empresários em relação ao cenário econômico.

Pelo volume de empresas entrevistadas, as informações das companhias são regionalizadas, separadas por tamanho e por tipo de produto comercializado.

O ICEC e o desemprego

O Índice de Confiança do Empresário do Comércio está relacionado ainda com a taxa de desemprego. Quando as vendas no comércio, por exemplo, estão em queda, os empresários contingenciam os investimentos e reduzem as oportunidades de trabalho. Ou seja: aumento de desemprego.

Quando o cenário econômico está mais otimista, os empresários costumam reagir nesta mesma linha, mostrando-se mais confiantes e dispostos a investir em seus negócios. Naturalmente, essa ação gera mais empregos. Mas, é claro, é necessário o outro lado que haja consumo. Com inflação, as vendas tendem a reduzir, bem como o poder aquisitivo da população.

Em julho de 2016, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) informou que o Índice de Confiança do Empresário do Comércio atingiu 87 pontos. Este é o maior nível do indicador em 15 meses.

Você vai se interessar por:

Economize sempre

Se você gosta de poupar cada centavo que ganha, pode realizar transações bancárias sem pagar taxas por isso, com toda comodidade. Com o Vivo Zuum, uma conta pré-paga gerenciada pelo celular, você pode fazer pagamentos, transferências e até mesmo recarga de celular. Tudo isso sem mensalidades. Se preferir, você pode adquirir o cartão Vivo Zuum para fazer compras no débito e saques.

> Vivo Zuum: Tenha conta corrente com cartão, sem banco, sem complicação

Entendeu o que é o índice de confiança do empresário do comércio? Comente.

Pokémon Go
como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
como abrir uma academia de ginástica
como abrir uma pizzaria
como montar uma drograria