Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Cartão de loja pode cobrar anuidade? Leia e descubra

A- A+

Abra sua carteira agora e veja quantos cartões de estabelecimentos comerciais você possui. Quanto você gasta com a anuidade de cada um? É, cartão de loja pode cobrar anuidade. Mas é possível evitar pagar essa quantia que acaba saindo do seu bolso quase que sem você perceber.

O Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) realizaram uma pesquisa em todas as capitais brasileiras nesse ano sobre este tema. O estudo identificou que 44,5% dos consumidores possuem cartões de loja.

O levantamento explica que 38,1% destes consumidores avaliados adquirem os cartões de loja para fazer mais compras. Será que realmente vale a pena? Calcule a diferença que este cartão causará negativa e positivamente no seu orçamento pessoal. Se você souber usá-lo, pode ser uma boa alternativa.

Para começar, jamais aceite um cartão de loja quando estiver com pressa. No site Reclame Aqui, a maioria dos transtornos relatados pelos clientes dos estabelecimentos comerciais não teria ocorrido se o cidadão tivesse lido o contrato que assinou.

Portanto, tenha paciência e preste atenção a cada letra do contrato que você irá assinar, pois o cartão de loja pode cobrar anuidade sem que isso tenha sido informado verbalmente. E não é só a anuidade que impactará nas suas economias. Analise as tarifas ou juros cobrados pelos cartões de lojas. Compare-os antes de adquirir algum.

cartão de loja pode cobrar anuidade?

Você só deve ter um cartão da loja se for aproveitá-lo bastante. Foto: iStock, Getty Images

Vantagens e desvantagens do cartão de loja

Cartão de loja pode cobrar anuidade de uma maneira disfarçada. O lojista vai fazer o trabalho dele: apresentar as vantagens de você possuir um. Obter crédito facilitado na loja e em outros locais credenciados, parcelar suas compras e ainda lhe dar 30 ou 60 dias para começar a quitar a primeira delas são alguns dos atrativos.

Quem lhe oferecer o suposto benefício, certamente não irá comentar o que irá acontecer na sua fatura caso você atrase o pagamento de alguma parcela. Por isso, é muito importante que você esteja ciente dos valores das tarifas e dos juros.

Sem se dar conta, ao pagar atrasado uma parcela, o juro que incidiu sobre a quantia já cobriu o valor de uma anuidade. Pense um pouco sobre o seu comportamento financeiro. És daquelas pessoas que costumam esquecer de pagar as contas no prazo? Então, possuir este tipo de crédito pessoal pode não ser lucrativo.

Os cartões de loja que são mistos (de bandeiras como Visa, Master, etc) podem chegar a taxas de até 600% ao ano se o consumidor se atrapalhar e passar a pagar apenas o mínimo da parcela da fatura. Este índice é resultado de uma análise produzida pelo Servico de Proteção ao Crédito (SPC).

Existem cartões de loja que cobram taxas próximas de R$ 2,00 para enviar para o seu celular mensagens de texto para informar toda e qualquer movimentação do seu crédito. Quem não estava atento na hora de assinar o contrato, não perceberá que por trás deste serviço está embutida a taxa de anuidade.

Refaça sua contabilidade e averigue se você está tirando o melhor proveito dos seus cartões de loja. Sabendo como utilizar, ele pode se tornar um meio de economizar.

Você vai se interessar por:

Melhores promoções com descontos

Quer fazer as suas compras pagando menos? Para aproveitar as melhores promoções, conheça o Vivo Descontos. Com esse serviço, você terá direito a cupons de desconto e promoções em restaurantes e lojas das melhores marcas do Brasil. Ao se cadastrar, você recebe ofertas exclusivas com link direto para página e ainda dicas básicas de planejamento financeiro para planejar melhor seus gastos e fazer seu dinheiro render mais.

> Vivo Descontos: Receba cupons ilimitados por SMS, internet ou aplicativo de smartphones

Gostou do artigo? Então compartilhe nas redes sociais. Se ficou com dúvidas, deixe um comentário.

metas de curto médio e longo prazo
quando vale a pena comprar título de capitalização
Empréstimo ou financiamento
não consigo pegar empréstimo
como conseguir desconto na compra de livros
exemplos de produtos supérfluos