Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Memória ou processador: qual a função de cada um no notebook

A- A+

Esta dúvida passa pela cabeça de praticamente todas as pessoas que pretendem dar um up no seu notebook. Memória ou processador? Ou seja, você vai decidir se vai investir seu dinheiro em mais capacidade de memória ou se vai optar por um processador mais veloz. O fato é que a melhor resposta depende do que você pretende fazer com o seu notebook.

Os processadores mais rápidos são geralmente indicados para quem necessita de programas de cálculos ou games. Quem sabe que vai utilizar o notebook apenas para escrever textos e navegar na internet ficará satisfeito apenas com o aumento da memória.

memória ou processador

Um bom processador é útil para quem joga games ou usa programas pesados. Foto: iStock, Getty Images

Processador

O processador é o cérebro do computador. Ele realiza os procedimentos de cálculo da máquina, acelerando, endereçando, resolvendo e preparando dados, e processando as informações que são fornecidas pelos programas que você usa no computador.

Processadores de grande velocidade são recomendados para quem precisa que muitas informações sejam executadas de maneira simultânea, como em jogos de última geração com alta qualidade de vídeo e imagem. “Se você utiliza o computador apenas para ouvir música e acessar a internet, por exemplo, não há a necessidade de um processador muito robusto”, explica Sandro Silva, gerente técnico da Saes Informática.

Memória RAM

A memória RAM é onde são armazenados dados temporários para que o processador possa acessar informações importantes de maneira mais rápida. Todo aplicativo que você executa no computador precisa armazenar os arquivos mais utilizados para a sua execução – e esse armazenamento acontece na memória RAM“Quanto maior for a memória RAM, mais informações suportará e com mais rapidez seu computador irá executar as funções que forem iniciadas”, informa ele.

Memória ou processador?

Para saber a resposta, leve em conta o que explicamos acima, buscando o produto que mais se ajusta às suas necessidades para não gastar dinheiro em vão.

Silva acrescenta que quem busca uma máquina para trabalhar todos os dias e o dia todo, é melhor investir em um produto com uma gama maior de recursos. “Para trabalhos em geral em escritórios, desenvolvimento de sites, programação e alguma edição de imagem simples, você pode adotar a seguinte configuração: Memória: de 4Gb a 6Gb modelo DDR3 / Processador: I3, I5 ou similar”, indica.

O notebook ideal para os gamers de plantão e aqueles que irão trabalhar com criações e desenhos em 3D (CAD, 3DMax, Promob, etc) e edição de vídeos profissionais deve ter as seguinte características: memória de 8Gb / Processador: I7 ou similar / HD/Disco Rígido: um SSD para instalar o sistema e aplicativos de no mínimo 120Gb e outro HD SATA de 1 Tb para armazenamento de arquivos.

Você vai se interessar por:

Notebook é no Vivo Compras

Antes de comprar o seu notebook, é importante comparar os preços e as condições de pagamento. O Vivo Compras traz mais de 850 mil produtos para escolher em diferentes lojas virtuais, através do mesmo carrinho.

Em parceria com a Opte+, a Vivo oferece produtos de lojas virtuais como Ponto Frio, Extra, Fast Shop e Casas Bahia. No portal, é possível encontrar eletrodomésticos, eletrônicos, produtos de informática, móveis, além de passagens aéreas, pacotes e hotéis, sempre com descontos diferenciados.

> Vivo Compras: Encontre os melhores preços para suas compras

E você, já sabe se precisa melhorar a memória ou processador do seu computador? Comente.

Comprar tablet
Mulher entende o que é carnê-leão
Comprar smart tv
micro-ondas ou forno elétrico
geladeira com freezer ou congelador
vale a pena comprar produtos da apple