Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Por que comprar o que não precisa com o dinheiro que não tem?

A- A+

Está com dificuldades financeiras? Se a resposta é sim, talvez você possa resolver a situação repensando alguns hábitos. O mantra deve ser esse: pare de comprar o que não precisa com o dinheiro que não tem. Aceite isso como um desafio na sua vida, que não será fácil. É necessário disciplina e força de vontade para mudar um comportamento.

A educadora, terapeuta e assessora financeira da REORG Gestão Financeira Ana Paula Pavanatti explica que quando alguém chega neste nível de comprar o que não precisa com o dinheiro que não tem, está demonstrando desequilíbrio emocional.

Segundo ela, na maioria das vezes, esta pessoa necessita de ajuda de um profissional, como psicólogo ou educador financeiro. Você conhece alguém assim? Ana contextualiza que o ato de comprar estimula o cérebro do ser humano. A sensação de prazer ao consumir é tão absoluta que quando a adrenalina baixa o cidadão percebe que atuou por impulso.

“E aí acaba por entrar em um circulo vicioso e incontrolável. O resultado é um desencadeamento de problemas financeiros, físicos e emocionais”, afirma ela. Outra situação que caracteriza o ato de comprar o que não precisa com o dinheiro que não tem diz respeito à educação. Quem não recebeu o ensinamento de dar valor ao dinheiro pode achar que pode ter tudo a qualquer momento e de qualquer maneira.

“Normalmente a pessoa não percebe que está nesta situação, porque ela mesma entra na zona de conforto emocional. Sem contar que muitas pessoas sentem medo e vergonha de pedir ajuda e ver a sua realidade”, conta Ana.

comprar o que não precisa com o dinheiro que não tem

Para muitos, evitar os gastos supérfluos é um desafio imenso. Foto: iStock, Getty Images

Pare de comprar o que não precisa com o dinheiro que não tem

A primeira coisa a fazer é se dar conta de que você tem a mania de comprar o que não precisa com o dinheiro que não tem. Não vai adiantar outras pessoas apontarem esta sua tendência. Só você pode realizar uma autoanálise e querer mudar. “Quando a pessoa identifica que está neste circulo vicioso ela deve ter a iniciativa em querer mudar. Toda mudança vem acompanhada do entendimento e do ato de agir”, ensina Ana Paula.

O próximo passo é não ter medo nem vergonha de buscar ajuda. Você querer mudar a sua situação financeira requer paciência para dar início a este processo. Busque alguém de sua confiança para auxiliar e acompanhar sua evolução. Você também pode começar a estudar sobre educação financeira. Vá colocando em prática o que for aprendendo aos poucos.

Assistir vídeos motivacionais para sua jornada de mudança também é uma atitude que vai inibir sua vontade e comprar o que não precisa com o dinheiro que não tem. Procure na sua região grupos de ajuda. “Atualmente, existem muitas pessoas nesta situação, que buscam auxílio em parceria com outros”, exemplifica a terapeuta e assessora financeira.

Você vai se interessar por:

Seu nome protegido

Se você convive com dívidas, precisa conhecer o Vivo Alerta CPF. Entre as suas funções, está o envio de um SMS ao cliente toda vez que ocorrer uma alteração no status do seu nome nas bases de dados da Serasa Experian, toda vez que uma empresa consultar o nome do cliente nessa base de dados e ainda quando o seu nome estiver prestes a ser negativado.

Além disso, o cliente recebe exclusivas dicas antifraude e pode visualizar o relatório completo sobre o seu CPF.

> Vivo Alerta CPF: Receba alertas via SMS sempre que houver consultas a seu CPF

Pronto para mudar de vida e parar de comprar o que não precisa com o dinheiro que não tem? Comente.

Dicas para quem pensa em vender bens para pagar dívidas
seudinheiro-Compras-de-supermercado
sair da casa dos pais
vale a pena economizar
vale a pena pegar empréstimo
emprestimo urgente para negativado