Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Descubra o que é a agência de classificação de risco

A- A+

A agência de classificação de risco é uma empresa que qualifica produtos financeiros ou ativos de outras companhias, de governos e de países, por solicitação de seus clientes. Para compreender melhor, imagine a seguinte situação: a pessoa A pede dinheiro emprestado para a pessoa B. Sempre existe algum risco de A não quitar a dívida com B no prazo combinado.

Você observa e avalia a conduta de A. Se o débito foi encerrado como devia, A ganha uma nota alta no seu conceito. Nesta hipótese, você age como uma agência de classificação de risco. Na próxima vez que A solicitar empréstimo, você pode classificar melhor o risco de ele pagar ou não o que deve.

A agência de classificação de risco dá notas e classifica os países, governos e empresas, conforme o grau de risco de não saldarem suas dívidas no prazo fixado. Cada agência usa o seu método para definir a sua classificação de risco. As agências mais famosas são Standard & Poor’s (S&P), Fitch e Moody’s.

Certamente você já ouviu ou leu sobre elas nos noticiários. Nas notícias, a classificação vem mediante divulgação da escala, que vai de A até D (A, B, C, D). A melhor nota é AAA e representa, em tese, que a empresa, governo ou país demonstra ser um bom investimento. Notas baixas são chamadas de grau de especulação no mercado.

agência de classificação de risco

A agência de classificação de risco é uma empresa que qualifica produtos financeiros ou ativos. Foto: iStock, Getty Images

Como opera uma agência de classificação de risco

Uma agência de classificação de risco acompanha e analisa as movimentações financeiras das empresas, países ou governos. Com estas análises, a agência atribui nota para ações, títulos (de dívida e de tesouro nacional) e outros itens comercializados nas bolsas de valores do mundo.

Os grandes investidores costumam guiar suas atividades financeiras tendo como base as notas das agências de classificação de risco. Alguns investimentos, inclusive, exigem os fundos só possam ser aplicados em empresas ou países (títulos de governo) que obtenham classificação de grau de investimento (notas altas).

No entanto, as agências também cometem equívocos. Ultimamente perderam um pouco de sua intocável credibilidade por conta dos casos Lehman Brothers (2008, nos EUA) e Petrobras (2015). No ano passado, apenas a Moody’s rebaixou a nota da estatal para grau especulativo, enquanto que as outras ainda mantinham a Petrobras bem cotada.

Para quem não lembra, o Lehman Brothers quebrou sem que as agências tivessem percebido o risco do mercado imobiliário e seus títulos. Muitos investidores perderam enormes quantias de dinheiro e a crise que se instalou impactou em vários mercados do mundo.

Conheça as notas de uma agência de classificação de risco

S&P

AAA, AA, A e BBB: grau de investimento.

BB: grau especulativo.

Os sinais + e – ao lado das letras indicam a tendência de aumentar ou rebaixar a nota na próxima avaliação. Quando não há sinal (chama-se de neutro) indica que se manteve estável.

Moody’s

Aaa: maior grau de investimento, seguido por Aa (Aa1, Aa2, Aa3).

A (A1, A2, A3): grau médio-alto

Baa1, Baa2, Baa3: grau médio-baixo

Grau especulativo: o menos pior é Ba1, Ba2, Ba3, seguido por B1, B2, B3, que já indicam possível alto risco de crédito. Após existem as notas Caa1, Caa2, Caa3, onde o risco aumenta enquanto cai a nota. A classificação Ca já demonstra falta com as obrigações de depósito. Por último está o grau C.

Fitch

De AAA até AA- : grau elevado

A+ até BBB- : grau médio

BB+ até BB-: grau especulativo

B+, B e B- : altamente especulativo

CCC até D -: Risco substancial até moratória

Você vai se interessar por:

Segurança para você e sua família

Mais do que estar com suas finanças protegidas, manter a segurança da sua família é a melhor cobertura. Com o Seguro de Vida Plus, você protege seus beneficiários em caso de morte e morte acidental e ainda conta com auxílio funeral. Entre em contato com Central de Relacionamento – Parceria Seguros Vivo e contrate o seu.

> Seguros para Você: Conheça seguros de vida e acidentes pessoais

Entendeu o que é uma agência de classificação de risco? Se ainda tiver dúvidas, deixe um comentário.

quando vale a pena comprar título de capitalização
meu marido morreu tenho direito a pensão
sinais de recuperação da economia brasileira
vale a pena ter seguro
vale a pena ter seguro de vida
quanto custa um seguro de vida