Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Você sabe o que é uma cooperativa de crédito? Descubra

A- A+

Com taxas normalmente mais baixas que as praticadas pelos bancos tradicionais, que cobram juros muito altos, ela tem se apresentado como uma ótima alternativa para quem precisa de dinheiro emprestado. Mas você sabe o que é uma cooperativa de crédito?

O que é uma cooperativa de crédito

Também conhecida como cooperativa financeira, trata-se de uma associação de pessoas, sem fins lucrativos, com natureza jurídica própria e integrante do Sistema Financeiro Nacional. Ela destina-se a propiciar crédito e outros produtos financeiros aos seus associados.

Diferentemente dos bancos tradicionais, essas instituições são sem fins lucrativos e não estão sujeitas à falência. Além disso, apresenta taxas de juros reduzidas e rendimentos normalmente superiores aos de mercado. Segundo o consultor de negócios do Sicredi, Diogo Pelissaro, pesquisas de órgãos de defesa do consumidor apontam que as cooperativa de crédito cobram 67% das taxas praticadas nas instituições tradicionais do mercado financeiro.

o que é uma cooperativa de crédito

Cooperativa de crédito é uma alternativa com juros mais baixos. Foto: iStock, Getty Images

Mesmo comparando com o crédito consignado, aquele empréstimo que é descontado direto na folha de pagamento, as diferenças de valores são expressivas. Em média, as cooperativas têm taxas em torno de 1,55% ao mês e 20,21% ao ano, contra 2,19% e 30,16% dos bancos e financeiras.

A diferença se explica, entre outros motivos, pela margem de lucro visada pelos bancos tradicionais, variável ausente nas cooperativas. Fora isso, ambas instituição levam em conta o risco de emprestar o dinheiro e o custo propriamente da quantia requerida.

Outras vantagens das cooperativas de crédito

Fora as taxas mais baixas, as cooperativas de créditos oferecem outras vantagens aos seus associados. Confira outros dois pontos positivos.

Rendimento superior

Se você tiver uma reserva financeira disponível, poderá aplicá-la na cooperativa sob a forma de depósito a prazo, com rendimentos geralmente superiores aos oferecidos pelo mercado financeiro. Isso acontece porque as cooperativa possui isenção tributária, não sendo obrigada ao recolhimento de depósitos compulsórios como os bancos.

Atendimento especializado

Você é mais que um cliente, é um dono. E, o mais importante, estará fazendo negócios em uma instituição que lhe devolverá, via rateio das sobras, juros e tarifas pagas a mais do que o devido. Sua parte nas sobras pode ser em dinheiro ou em aquisição de mais cotas-partes, dependendo de decisão da assembleia. Em caso de perdas, elas podem ser compensadas com resultados futuros.

Você vai se interessar por:

Economize sempre

Se você gosta de poupar cada centavo que ganha, pode realizar transações bancárias sem pagar taxas por isso, com toda comodidade. Com o Vivo Zuum, uma conta pré-paga gerenciada pelo celular, você pode fazer pagamentos, transferências e até mesmo recarga de celular. Tudo isso sem mensalidades. Se preferir, você pode adquirir o cartão Vivo Zuum para fazer compras no débito e saques.

> Vivo Zuum: Tenha conta corrente com cartão, sem banco, sem complicação

E você, entendeu o que é uma cooperativa de crédito? Comente.

Pokémon Go
como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
Empréstimo ou financiamento
como abrir uma academia de ginástica
como abrir uma pizzaria