Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

O que significa a mensagem cartão inválido ou não localizado

A- A+

Você sabe o que fazer quando aparece o termo cartão inválido ou não localizado na hora da compra com cartão de crédito? E a mensagem erro 51? Esses são apenas uns entre tantos outros códigos que convém conhecer ao lidar com este tipo de pagamento tão usual atualmente no mundo todo. Aqui, você vai ver quais são os códigos mais comuns dos sistemas de débito e crédito, que atrapalham ou impedem alguma transação.

Quando você efetuar uma operação no cartão de crédito e aparecer a mensagem erro 51 significa que você ultrapassou o limite de crédito. No cartão de débito representa que não há saldo na sua conta para completar o pagamento. Quem tem certeza que possui saldo ou limite deve pedir para repetir a operação.

O código 00 representa que a transação foi autorizada e que o valor foi debitado da sua conta ou do cartão de crédito. Nos cartões de compra internacional, a transação autorizada é identificada pelo código 11. A máquina de cartão de crédito também possui códigos para demonstrar quando ocorre alguma pane ou problema técnico no sistema do equipamento. Nestas situações, aparece no visor do aparelho o código 06, que equivale à mensagem de erro genérico.

cartão inválido ou não localizado

O código 14 é um erro comum, que ocorre quando o estabelecimento ou máquina de cartão não aceita determinada bandeira. Foto: iStock, Getty Images

Se você estiver em um estabelecimento comercial e aparecer o código 06, solicite para testar outro aparelho. Provável que o equipamento tenha estragado ou detectado falha na comunicação. A própria administradora do cartão pode estar com problemas técnicos para contatar o banco.

O código 08 chamado de time-out refere-se à bandeira do cartão. Ou seja, mostra que há alguma indisponibilidade do banco emissor do cartão ou da operadora, ou ainda da empresa da máquina do cartão. Aguarde alguns minutos e refaça a operação.

Cartão inválido ou não localizado: o que fazer

O código 14 cartão inválido ou não localizado o assusta qualquer pessoa que não saiba o que ele significa. Apesar disso, ele é considerado um tipo de erro comum, que ocorre quando o estabelecimento ou máquina de cartão não aceita determinada bandeira.

O próximo, o código 15, diz que a instituição não está cadastrada. O emissor do cartão não tem cadastro na operadora da máquina do cartão. Quando aparecer código 19, apenas repita a operação. O erro é causado por algum problema técnico, bem como o código 40 – serviço indisponível.

Quando o banco está fora do ar o equipamento mostra o código 91. Já o 26 trata da operação com ID duplicada. Mediante isto, peça ao lojista para imprimir uma relação das últimas transações feitas na máquina do cartão. E assim vocês verificarão se houve cobrança duplicada. Em caso afirmativo, peça restituição do valor.

O código AA mostra que o tempo foi excedido e por isso houve alguma falha de comunicação entre a operadora da máquina do cartão e o banco. Aguarde alguns minutos e tente mais uma vez.

Você vai se interessar por:

Compre com tranquilidade

Para quem usa o cartão com consciência e aproveita todos os seus benefícios sem comprometer o bolso, falta só escolher aquele que mais se adapta às suas necessidades e exigências.

Com os Cartões de Crédito Vivo, você pode parcelar em até 12 vezes sem juros nas lojas Vivo e somar pontos no programa de recompensas Vivo Valoriza. Oferecidos em parceria com o Itaú e o Santander, eles também dão bônus e pontos para você falar mais em ligações para telefone fixo ou de longa distância, enviar SMS e acessar a internet, além de descontos em cinema e muitas outras vantagens.

> Cartões de Crédito Vivo: Conheça as vantagens

E você, entendeu o que significa o código de cartão inválido ou não localizado? Comente.

melhores universidades do brasil
quando vale a pena ter cartão de credito
como cancelar pedido feito no cartão de crédito
reembolso no cartão de credito
formas de pagamento para fazer compras pela internet
como entender a fatura do cartão de crédito