Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Saiba como sair da crise seguindo o exemplo do Brasil

A- A+

Os indicadores do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) apontam que o Brasil começa a sair da crise. O bom momento da indústria nacional é uma das principais provas dessa recuperação. E essa pode ser a deixa que você precisava para também começar a restabelecer as finanças e buscar uma saída para a situação, que esteve complicada nos últimos meses.

O desempenho do Brasil segundo o IPEA

O IPEA divulgou um levantamento e afirma: a crise econômica no Brasil começa a perder força. As informações fazem parte da Carta de Conjuntura, um documento que avalia os dados econômicos divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE. Apesar de dar esperança ao cenário conturbado do país, a carta afirma que ainda há um longo caminho a ser percorrido.

A indústria nacional é o setor com mais demonstrações de que o Brasil começa a sair da crise. Como o real está desvalorizado frente ao dólar, o setor de exportação está sendo beneficiado. Uma ênfase especial às empresas exportadoras dos ramos madeireiro, têxtil e calçadista, que lideram o setor e as vendas do país.

Além disso, a importação acaba se tornando mais cara, o que estimula o consumo de produtos de base nacional, principalmente nos insumos do setor produtivo. Ainda assim, o comércio e o setor de serviços seguem em retração e os índices de confiança dos consumidores ainda são negativos, o que representa um longo caminho para o país sair da crise e a recuperação da economia.

sair da crise

Prestar atenção aos detalhes das suas finanças e calcular todas as entradas e saídas da casa pode ajudar na recuperação. Foto: iStock, Getty Images

Para você sair da crise

Se o cenário econômico nacional começa a se recuperar, pode ser também a sua oportunidade de sair da crise. Siga o exemplo do IPEA e faça uma espécie de Carta de Conjuntura das suas finanças. Analise todos os índices econômicos da sua casa: quanto de dinheiro entra no mês? Quanto sai? Quais são as despesas fixas? Quais os gastos que podem ser cortados?

Com todos esses dados em mãos, é mais fácil mapear o futuro das suas finanças. Para sair da crise, o segredo é cortar todos os gastos que puderem ser eliminados, reduzir aquilo que tem margem de redução e começar a investir seus rendimentos em fatores como água, luz e alimentação. Quando estiver estabilize, comece a economizar e fazer reservas para novos imprevistos.

Você vai se interessar por:

Seu nome protegido

Se você convive com dívidas, precisa conhecer o Vivo Alerta CPF. Entre as suas funções, está o envio de um SMS ao cliente toda vez que ocorrer uma alteração no status do seu nome nas bases de dados da Serasa Experian, toda vez que uma empresa consultar o nome do cliente nessa base de dados e ainda quando o seu nome estiver prestes a ser negativado.

Além disso, o cliente recebe exclusivas dicas antifraude e pode visualizar o relatório completo sobre o seu CPF.

> Vivo Alerta CPF: Receba alertas via SMS sempre que houver consultas a seu CPF

Pronto para sair da crise? Deixe um comentário com a sua opinião.

 

vale a pena usar roupas de marca
feiras de trocas
sair da casa dos pais
vale a pena economizar
vale a pena pegar empréstimo
emprestimo urgente para negativado