Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Saiba o que é a taxa Ptax e qual a sua relação com o mercado de câmbio

A- A+

Desde que a crise econômica se instaurou no país, o dólar comercial começou a apresentar uma volatilidade muito grande. Essa inconstância de valores é observada na taxa Ptax, calculada diariamente pelo Sistema de Informações do Banco Central (Sisbacen).

A Ptax é a taxa média das negociações entre os bancos. Embora não seja usada para servir de parâmetro entre os agentes do mercado de câmbio e não ser obrigatória, ela serve de referência para a elaboração de contratos envolvendo negócios com o dólar, como a definição do dólar turismo e contratos futuros da moeda, por exemplo.

Embora seu cálculo seja realizado todos os dias, a Taxa Ptax tende a trazer maior volatilidade à moeda estrangeira no último pregão do mês, pois o valor praticado é utilizado em diversos contratos cambiais do mês seguinte.

taxa Ptax

Ptax serve de referência para a elaboração de contratos envolvendo negócios com o dólar. Foto: iStock, Getty Images

Cálculo da Taxa Ptax

Desde junho de 2011, a forma como é calculada a Taxa Ptax foi alterada. A mudança teve como intuito modernizar e trazer maior representatividade da situação do mercado cambial. A partir dessa data, a consulta às instituições credenciadas passou a ser feita quatro vezes por dia e divulgada após o meio dia.

Através de uma média aritmética simples, são descartadas os dois valores maiores e os dois menores, a fim de não contaminar a média geral. Na conta são incluídos todos os negócios com dólares realizados naquela data no mercado interbancário com liquidação em D2 (dia útil mais dois dias úteis).

Taxa Ptax e o mercado de câmbio

O Sisbacen – órgão ligado ao Banco Central (BC) que se relaciona diretamente com os agentes do sistema financeiro nacional – possui outras atribuições que vão alem do cálculo da Ptax.

Sua existência obriga que as operações no mercado de câmbio sejam realizadas junto a instituições financeiras credenciadas ao BC. Isso inviabiliza, por vias legais, o dólar como meio de troca. Ou seja, ele não pode ser usado nem como dinheiro, muito menos como reserva de valor – poupança.

O mercado de câmbio paralelo funciona às margens da lei, e qualquer operação feita nele é considerada ilícita. A compra de moeda estrangeira é permitida em operações de importação e exportação, transferências internacionais de qualquer natureza e viagens ao exterior, esta com valor limite estabelecido.

Você vai se interessar por:

Segurança para você e sua família

Mais do que estar com suas finanças protegidas, manter a segurança da sua família é a melhor cobertura. Com o Seguro de Vida Plus, você protege seus beneficiários em caso de morte e morte acidental e ainda conta com auxílio funeral. Entre em contato com Central de Relacionamento – Parceria Seguros Vivo e contrate o seu.

> Seguros para Você: Conheça seguros de vida e acidentes pessoais

Entendeu o que é a taxa Ptax ou ainda tem dúvidas? Comente.

queda do dólar
meu marido morreu tenho direito a pensão
sinais de recuperação da economia brasileira
vale a pena ter seguro
vale a pena ter seguro de vida
quanto custa um seguro de vida