Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Criando e inovando: descubra o que é economia criativa

A- A+

Em tempos de crise, é preciso encontrar alternativas para tentar tirar o país desse período de recessão. Se mais pessoas soubessem o que é economia criativa, o criativo povo brasileiro poderia empreender mais nessa área e ajudar a retomar o crescimento do Brasil.

A sociedade, em constante evolução, vem se adequando naturalmente às situações que se apresentam. Apostar em modelos de negócio que se originam a partir do conhecimento, da criatividade e do capital intelectual é um caminho sem volta, que pode ajudar muitos brasileiros a gerarem renda novamente.

o que é economia criativa

Economia criativa reúne profissionais que buscam realizar atividades inovadoras e transformadoras. Foto: iStock, Getty Images

O que é economia criativa

Mas, afinal, o que é economia criativa? Para a integrante da Rede de Repensadores – projeto que reúne profissionais que buscam realizar atividades inovadoras e transformadoras -, Ana Carla Fonseca, trata-se de uma forma de negócio, baseado na criatividade, para desenvolver produtos e serviços com valor agregado.

“A economia criativa reconhece que o grande diferencial econômico é a criatividade humana, associada ou não aos recursos tecnológicos”, completa a economista. O mundo corporativo precisa estar atento a esse tipo de movimento. Cada vez mais empresas estão se unindo a startups com ideias inovadoras, como meio de superar as adversidades.

O momento de crise exige contenção de despesas em alguns casos, mas também é uma ótima oportunidade para se investir em criatividade e se manter competitivo no futuro. “Esse é um caminho sem volta e em evolução constante. Eu entendo que é algo que beneficia a todos e, portanto, inevitável que permaneça”, defende Ana Carla.

Economia criativa é o presente e vai ser o futuro

Em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, a criatividade, que ainda é um diferencial, passará a ser um item fundamental no currículo daqueles que procuram emprego. Atualmente, existem diversos exemplos práticos de que a economia criativa está dando certo.

O próprio Uber reinventou um modelo tradicional de negócios, agregando mais qualidade ao transporte urbano. A empresa Personal Pechinca viu na capacidade de conseguir bons descontos uma forma de ajudar clientes a negociarem preços em qualquer tipos de compra e uma fonte de renda.

No futuro, novas profissões vão surgir, assim como apareceram os gamers mais recentemente. Para Ana Carla, entender esse momento de mudança e o potencial da economia criativa significa, para o profissional, buscar novas oportunidades de negócios em trilhas inovadoras, que ele tenha competência e paixão por desbravar.

Você vai se interessar por:

Economize sempre

Se você gosta de poupar cada centavo que ganha, pode realizar transações bancárias sem pagar taxas por isso, com toda comodidade. Com o Vivo Zuum, uma conta pré-paga gerenciada pelo celular, você pode fazer pagamentos, transferências e até mesmo recarga de celular. Tudo isso sem mensalidades. Se preferir, você pode adquirir o cartão Vivo Zuum para fazer compras no débito e saques.

> Vivo Zuum: Tenha conta corrente com cartão, sem banco, sem complicação

Entendeu o que é economia criativa ou ainda tem dúvidas? Deixe um comentário.

Pokémon Go
como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
Unrecognizable buying organic rice in store, blank label
como abrir uma academia de ginástica
como abrir uma pizzaria