Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Tipos de contabilidade: descubra o ideal para o seu negócio

A- A+

Estudar o patrimônio das entidades, seus fenômenos e suas variações. Essas são as atribuições dos diferentes tipos de contabilidade que existem no mercado. No entanto, cada especialidade atua em um ramo particular da área. Por isso, para não errar na hora de contratar o contador, é preciso conhecer um pouquinho de cada uma.

6 diferentes tipos de contabilidade

Entre os principais tipos de contabilidade estão a fiscal, a financeira, a governamental, a tributária, a gerencial e a de custos. Veja para que serve cada uma delas e verifique qual é a necessidade da sua empresa.

  • Contabilidade fiscal: apura e concilia a geração de tributos de uma entidade. Ela se baseia nas normas fiscais e nas leis de cada país e realiza o registro das operações para a apresentação de declarações e o pagamento de impostos.
  • Contabilidade financeira: faz o direcionamento da gestão financeira do capital aplicado às organizações e gera dados suficientes para a elaboração de relatórios. Esta contabilidade permite obter informação sobre o grau de liquidez e sobre a rentabilidade da empresa.
  • Contabilidade governamental: registra e controla informações que afetam o patrimônio da União, dos estados e municípios. Esse tipo de contabilidade tem, entre outros objetivos, determinar os custos dos serviços industriais e permitir o acompanhamento da execução orçamentária.
  • Contabilidade tributária: trabalha na administração de tributos de uma empresa, por meio da aplicação de conceitos, princípios e normas básicas da contabilidade e da legislação tributária. Tem uma atuação semelhante à da contabilidade fiscal, porém mais restrita.
  • Contabilidade gerencial: é uma espécie de junções de todas os outros tipos de contabilidade, mas mais voltado para  efeitos de planejamento, avaliação e controle dentro de uma organização. Está relacionada diretamente com o fornecimento de informações para os responsáveis pela direção e controle das operações da empresa.
  • Contabilidade de custos: atua mais na área operacional das empresas. Elabora informações para diversos níveis gerenciais de uma entidade, auxiliando no planejamento e no controle das tomadas de decisões, além de tornar possível a alocação dos custos de produção aos produtos.
tipos de contabilidade

A empresa precisa contar com uma ótima equipe de contabilidade. Foto: iStock, Getty Images

Contabilidade privada x pública

Vale lembrar que esses tipos acima citados fazem parte da contabilidade privada, empresas que são contratadas para realizar serviços nas mais diversas áreas. Também existem a contabilidade pública, que são feitas por unidades governamentais.

Secretarias de estado ou qualquer dependência do governo, como a contabilidade nacional, por exemplo, que resume todas as atividades do país, incluindo seus rendimentos e suas despesas, são exemplos de contabilidade pública.

Você vai se interessar por:

Economize sempre

Se você gosta de poupar cada centavo que ganha, pode realizar transações bancárias sem pagar taxas por isso, com toda comodidade. Com o Vivo Zuum, uma conta pré-paga gerenciada pelo celular, você pode fazer pagamentos, transferências e até mesmo recarga de celular. Tudo isso sem mensalidades. Se preferir, você pode adquirir o cartão Vivo Zuum para fazer compras no débito e saques.

> Vivo Zuum: Tenha conta corrente com cartão, sem banco, sem complicação

Ainda tem dúvidas sobre os tipos de contabilidade? Comente.

Pokémon Go
como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
como abrir uma academia de ginástica
como abrir uma pizzaria
como montar uma drograria