Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Quer saber como montar uma cafeteria? Confira nossas dicas

A- A+

Além de ser um dos mais tradicionais produtos brasileiros mundo afora, o café também é sinônimo de charme. É comum ver vários estabelecimentos que vinculam essa bebida com a arte e filosofia. Quer saber como montar uma cafeteria e fazer também essa relação? Isso exigirá de você bastante criatividade na decoração do lugar. Siga a leitura e confira nossas dicas.

Como montar uma cafeteria

Muitas cafeterias comercializam livros e objetos de arte, e concedem o espaço para atividades culturais como shows e saraus. Uma cafeteria pede um ambiente agradável, descontraído e bonito. Lembre-se disso quando for projetar a sua.

Antes de decidir abrir a cafeteria, frequente vários estabelecimentos similares ao que você pretende criar. Descubra o que as outras não possuem e que você pode oferecer e aposte neste diferencial para conquistar e manter a clientela.

Para abrir uma cafeteria você precisará de um ponto comercial, balcão, espaço para o estoque de matéria-prima, depósito de material de limpeza, cozinha, banheiros para clientes, banheiros para funcionários e escritório. Para o atendimento, é necessário ainda uma pia, refrigeradores, estufa de salgados, vitrine de doces, moinho e máquina de café.

como montar uma cafeteria

Muitas cafeterias costumam receber eventos culturais. Foto: iStock, Getty Images

Com dinheiro para investir, a maneira mais simples de começar é por meio de franquias de quiosques instalados em galerias, livrarias e shoppings. Nesse caso, a marca já fornece todo o know-how para o franqueado.

Escolha com calma e muito cuidado a localização do seu negócio. Uma cafeteria requer pelo menos um pouco de pesquisa. Vá a campo e opte por instalar sua loja perto de centros comerciais movimentados, de preferência onde existam prédios comerciais. Outras alternativas podem ser shoppings e aeroportos, por exemplo.

Para incrementar seu negócio, é interessante investir em um barista – o profissional especializado em cafés. Além de possuir um extenso conhecimento sobre grãos, ele também é capacitado para preparar receitas diferenciadas.

Cardápio diferenciado e exclusivo

O cardápio é o ponto forte de uma cafeteria. Por isso, servir um bom expresso não é o suficiente para o sucesso do negócio. É interessante investir em outras versões da bebida como as geladas e as que levam álcool (como conhaque, uísque e licor). E que tal inventar umas opções?

Agora que você já sabe como montar uma cafeteria, pode pensar em investir em produtos gourmet – inclusive o próprio café servido pelo seu estabelecimento.  Disponibilize a opção de café para viagem com um mapa da cidade, caso seu público sejam os turistas.

Além disso, o cardápio deve ser variado, incluindo sucos, refrigerantes, salgados, doces diversos – de uma simples barra de chocolate até tortas. Se quiser ganhar uma fatia maior de clientes, a dica é incluir alguns sanduíches especiais, que possam substituir um almoço.

Utilize sua rede de contatos nas redes sociais para divulgar a sua cafeteria. Aproveite e ofereça seu espaço para lançamento de livros ou encontros entre amigos. Com criatividade e planejamento, sua cafeteria tem tudo para dar certo.

Você vai se interessar por:

Economize sempre

Se você gosta de poupar cada centavo que ganha, pode realizar transações bancárias sem pagar taxas por isso, com toda comodidade. Com o Vivo Zuum, uma conta pré-paga gerenciada pelo celular, você pode fazer pagamentos, transferências e até mesmo recarga de celular. Tudo isso sem mensalidades. Se preferir, você pode adquirir o cartão Vivo Zuum para fazer compras no débito e saques.

> Vivo Zuum: Tenha conta corrente com cartão, sem banco, sem complicação

Gostou das dicas sobre como montar uma cafeteria? Comente.

Pokémon Go
como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
Unrecognizable buying organic rice in store, blank label
como abrir uma academia de ginástica
como abrir uma pizzaria