Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Para mudar o mundo: descubra como abrir um negócio social

A- A+

Se você tem um perfil empreendedor e busca mudar a realidade de uma comunidade, saber como abril um negócio social pode ser o caminho para alcançar seu objetivo. Cercado de uma algumas peculiaridades, o ramo ainda é muitas vezes confundido com uma atividade sem fins lucrativos, o que não é, necessariamente, uma verdade.

Apesar de existirem empreendimentos desse tipo, hoje em dia, é possível ter um certo lucro atrelado à busca de soluções de problemas sociais, ou mesmo a ampliação de melhorias já alcançadas. No entanto, é preciso deixar claro que não se trata de um tipo de negócio para se ficar milionário e acumular fortunas.

O grande xis da questão do negócio social é tentar mudar o mundo de alguma forma, mesmo que seja uma fração bem pequena dele e de uma maneira bem específica. Ajudando as pessoas e recebendo o reconhecimento financeiro pelo trabalho realizado: isso é empreender socialmente.

como abrir um negócio social

As atividades de um negócio social têm o objetivo de construir um mundo melhor. Foto: iStock, Getty Images

4 dicas de como abrir um negócio social

Se você está, de fato, inclinado iniciar o seu empreendimento, mas não sabe como abrir um negócio social, confira quatro dicas e tente mudar o mundo da sua maneira.

  • Pesquise seu público alvo

Um negócio social para ser relevante precisa atender às necessidades reais do seu público. Isso exige um contato muito próximo com os consumidores. Não presuma que uma demanda existe – busque verificar através de pesquisas e contatos constantes com os usuários o que eles precisam.

  • Foque no seu plano de negócios

Você precisa se lembrar que muitos aspectos de um negócio social são iguais aos de um negócio regular. E, como tal, precisa de um plano detalhado do propósito da empresa. Esse documento precisa ser muito bem pensado para que seja útil não só nas questões mais técnicas, mas também na gestão do dia a dia do seu empreendimento.

  • Teste seu piloto

Ajustar os pequenos detalhes, aparar as arestas e mostrar aos potenciais investidores que a sua ideia é boa. É para isso que serve um piloto. Por isso, teste o seu mercado logo que for possível e veja se o que você tem a oferecer, de fato, tem algum valor para a comunidade.

  • Tenha paciência

Um negócio social algumas vezes leva mais tempo para decolar que um empreendimento tradicional. Portanto, é fundamental que o você acredite muito na sua ideia. Tenha sempre em mente que ela tem um propósito maior, e tenha persistência.

Você vai se interessar por:

Economize sempre

Se você gosta de poupar cada centavo que ganha, pode realizar transações bancárias sem pagar taxas por isso, com toda comodidade. Com o Vivo Zuum, uma conta pré-paga gerenciada pelo celular, você pode fazer pagamentos, transferências e até mesmo recarga de celular. Tudo isso sem mensalidades. Se preferir, você pode adquirir o cartão Vivo Zuum para fazer compras no débito e saques.

> Vivo Zuum: Tenha conta corrente com cartão, sem banco, sem complicação

Já sabe como abrir um negócio social? Ficou com alguma dúvida? Comente.

Pokémon Go
como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
Unrecognizable buying organic rice in store, blank label
como abrir uma academia de ginástica
como abrir uma pizzaria