Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Veja como abrir uma empresa de limpeza

A- A+

O mercado de serviços de conservação e limpeza está em expansão no Brasil. As oportunidades no ramo estão relacionadas à oferta para distintos setores da economia, como empresas, residências, condomínios e prédios residenciais. Se você está pensando em ter um negócio, vamos explicar, nesse artigo, como abrir uma empresa de limpeza.

Dados do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) indicam 66% das empresas do setor têm até 20 funcionários e cerca de 5% têm média acima de 500 funcionários. O mercado é composto basicamente de 95% de micro, pequenas e médias empresas. Conforme o órgão, 90% das instituições públicas praticam a terceirização da higiene, o que representa 60% do faturamento do segmento.

Quem tem interesse em aprender como abrir uma empresa de limpeza deve estar atento ao crescimento imobiliário. Este nicho de mercado tem demonstrado interesse e necessidade pelo serviço de higienização para seus condomínios, desde que prestado com profissionalismo e qualidade.

“A limpeza em residência é outra oportunidade em destaque, por ofertar um serviço de diárias sem que o cliente tenha a necessidade de vínculo empregatício com o colaborador”, informa o Sebrae.

Como abrir uma empresa de limpeza

Para registrar sua empresa, preencha os formulários exigidos pelos órgãos públicos de inscrição de pessoas jurídicas, como Junta Comercial, Secretaria da Receita Federal (CNPJ), Secretaria Estadual da Fazenda e Corpo de Bombeiros.

Na prefeitura do município você solicitará o alvará de funcionamento. Há que enquadrar a empresa na entidade sindical patronal e realizar o cadastramento dela junto à Caixa Econômica Federal no sistema “Conectividade Social – INSS/FGTS”.

Será necessário ainda a obtenção do alvará de licença sanitária com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e ou as secretarias estadual e municipal de Saúde. Siga as Resoluções RDC da ANVISA que impactam diretamente nos insumos utilizados.

O ideal é você ter assessoria jurídica e contábil para realizar os trâmites burocráticos, especialmente se você pretende participar de licitações públicas em breve.

como abrir uma empresa de limpeza

Serviços de limpeza são atividades com demanda constante. Foto: iStock, Getty Images

A lei das domésticas e o boom das franquias

Com a recente aprovação da legislação que garante novos direitos trabalhistas às domésticas, surgiu no mercado a demanda por contratar pessoas que limpem residências sem vínculo empregatício. Dessa maneira foram surgindo empresas de limpeza que atualmente vendem franquias de seu negócio.

Ou seja, esta é outra alternativa para abrir uma empresa de limpeza. Neste modelo, você pode trabalhar da sua casa com um computador e um telefone, sem gastar com locação de imóvel, por exemplo.

A portuguesa House Shine, criada em 2008, possui franquias por todo o Brasil. É especializada em limpezas residenciais e cada unidade pode ser franqueada por R$ 30 mil. Já a empresa Maria Brasileira foi fundada em 2012 em São José do Rio Preto. Uma unidade desta franquia sai mediante investimento de R$ 15 mil.

Você vai se interessar por:

Economize sempre

Se você gosta de poupar cada centavo que ganha, pode realizar transações bancárias sem pagar taxas por isso, com toda comodidade. Com o Vivo Zuum, uma conta pré-paga gerenciada pelo celular, você pode fazer pagamentos, transferências e até mesmo recarga de celular. Tudo isso sem mensalidades. Se preferir, você pode adquirir o cartão Vivo Zuum para fazer compras no débito e saques.

> Vivo Zuum: Tenha conta corrente com cartão, sem banco, sem complicação

Gostou das dicas sobre como abrir uma empresa de limpeza? Comente!

Pokémon Go
como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
Unrecognizable buying organic rice in store, blank label
como abrir uma academia de ginástica
como abrir uma pizzaria