Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

PES 2016 está mais real que as versões anteriores

A- A+

O mundo dos jogos de videogame se divide em dois grandes grupos quando o assunto é simuladores de futebol. Os amantes de Fifa, franquia da EA Sports, e os fascinados por Pro Evolution Soccer (PES), série da Konami. De uns tempos para cá, os especialistas têm feito reviews muito mais positivos para o primeiro – no entanto, o PES 2016 chegou para mudar um pouco esse panorama.

Com uma jogabilidade que lembra os antigos sucessos da franquia, quando esta ainda se chamava Winning Eleven, e uma imprevisibilidade e realismo incomuns nas últimas versões, o game da empresa japonesa equilibrou a disputa com o seu principal concorrente.

PES 2016 é mais “brasileiro”

Uma das principais vantagens do PES 2016 frente ao Fifa 2016, por exemplo, é a maior variedade de times brasileiros. Enquanto no primeiro você tem a possibilidade de jogar com 24 clubes (20 da série A e quatro da série B), no segundo são 16 equipes nacionais à disposição.

Isso acontece devido a acordos corporativos entre os clubes e as empresas detentora dos jogos. A Konami conseguiu, tanto para a versão atual quanto para a do ano passado, contratos exclusivos com os dois times de maior torcida nacional: Flamengo e Corinthians.

PES 2016

Versão atual do PES apresenta mais realismo, atendendo uma fatia de público cada vez maior. Foto: iStock, Getty Images

Simulador x arcade

A versão atual do PES também consegue apresentar mais realismo, atendendo uma fatia de público cada vez maior, que procura um game que reproduza a experiência do futebol. É aquela bola que desvia no zagueiro e entra, ou o maior domínio nos movimentos dos jogadores.

No entanto, o jogo ainda traz muito vícios do arcade.  Um exemplo é a facilidade de fazer gols mesmo em chutes considerados impossíveis, ou ainda a existência daquelas jogadas que sempre resultam em bola na rede.

O PES 2016 tem um desempenho inconsistente quando busca simular uma partida, ficando ainda um pouco distante do nível de imersão no esporte que a série Fifa atingiu em suas últimas edições. Mas as mudanças da versão atual já servem de alento para quem sempre defendeu a franquia. O jogo está disponível no Vivo Compras para todos os consoles.

PES 2017 vem aí

Para saber se as alterações positivas continuarão na edição seguinte, é só conferir o lançamento do PES 2017. A chegada nos Estados Unidos está prevista para o dia 13 de setembro, e custará  US$ 59,99 nas versões para PS4 e Xbox One por e US$ 39,99  para PS3, Xbox 360 e PC. No Brasil, ainda não há data oficial para o início das vendas nem preço estimado.

Você vai se interessar por:

Game é no Vivo Compras

Antes de você comprar games para computador ou videogame, é importante comparar os preços e as condições de pagamento. O Vivo Compras traz mais de 850 mil produtos para escolher em diferentes lojas virtuais, através do mesmo carrinho.

Em parceria com a Opte+, a Vivo oferece produtos de lojas virtuais como Ponto Frio, Extra, Fast Shop e Casas Bahia. No portal, é possível encontrar eletrodomésticos, eletrônicos, produtos de informática, móveis, além de passagens aéreas, pacotes e hotéis, sempre com descontos diferenciados.

> Vivo Compras: Encontre os melhores preços para suas compras

O que você achou do PES 2016? Comente!

Pokémon Go
Comprar tablet
Mulher entende o que é carnê-leão
Comprar smart tv
micro-ondas ou forno elétrico
geladeira com freezer ou congelador