Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Qual é o melhor negócio: investir em ação ou em renda fixa?

A- A+

Alocar o capital em aplicações financeiras é a maneira mais inteligente e eficaz de multiplicar a renda e garantir um futuro mais confortável. No entanto, muita gente ainda fica na dúvida se é melhor investir em ação ou em renda fixa. Conheça os prós e os contras de cada modalidade e descubra qual é o melhor negócio para você.

Vantagens das ações

Boa rentabilidade, maior liquidez, liberdade e praticidade estão entre as principais vantagens de se investir dinheiro na Bolsa de Valores.

  • Rentabilidade: pode oferecer retorno muito maiores que a grande maioria dos investimentos de renda fixa.
  • Liquidez: é praticamente diária se considerada as ações mais negociadas do pregão. É possível comprar ou vender suas ações a qualquer momento.
  • Liberdade: você pode montar a estratégia que quiser na hora de escolher as empresas em que deseja investir.
  • Praticidade: pode acompanhar seus investimentos online de qualquer lugar e a qualquer hora.

Desvantagens das ações

Por outro lado, a imprevisibilidade, o alto risco, as taxações e o retorno demorado podem fazer com que o investimento em ações seja uma modalidade não indicada em determinados casos.

  • Imprevisibilidade: não há como prever qual será a sua rentabilidade. A predefinição dos ganhos é uma exclusividade da renda fixa.
  • Alto risco: por ser imprevisível, a modalidade pode apresentar uma instabilidade que você pode não suportar.
  • Taxações: taxa de custódia, taxa de corretagem, Imposto de Renda. Investir em ações também custa dinheiro.
  • Retorno demorado: em muitos casos o retorno só é alcançado ao longo do tempo. É preciso paciência.
investir em ação ou em renda fixa

Diversificando os investimentos, você aumenta a probabilidade de se dar bem. Foto: iStock, Getty Images

Vantagens dos investimentos de renda fixa

Investimentos em renda fixa também possuem vantagens, sobretudo em momentos em que a inflação está em alta. Segurança, rentabilidade e garantias de pagamento são as principais delas.

  • Segurança: a presença do Fundo Garantidor de Crédito (FGC) protege você em alguns investimentos com as Letras de Crédito e a Caderneta de poupança.
  • Rentabilidade: mesmo que seja menor que nas ações, apresenta números interessantes quando a economia do país não vai muito bem e os investimentos tem seus índices baseados na taxa básica de juros.
  • Garantias: em investimentos como o Tesouro Direto, o próprio governo federal garante o pagamento dos títulos e a rentabilidade nos vencimentos dos papéis.

Desvantagens dos investimentos de renda fixa

Em compensação, a pouca liberdade, as taxas administrativas cobradas e baixa liquidez em alguns investimentos pode fazer da renda fixa uma opção menos viável.

  • Pouca liberdade: é só colocar o seu dinheiro e esperar a hora certa de sacá-lo. Não há muito que você possa fazer durante as operações.
  • Taxas: os administradores, normalmente os bancos, costumam cobrar taxas de administração que diminuem a rentabilidade do investimento.
  • Baixa liquidez: isso em alguns investimentos do Tesouro Direto, nos quais não é rentável vender os títulos antes do vencimento.

Investir em ação ou em renda fixa? Nos dois

Como se pode ver, as duas modalidade de investimento têm seus pontos positivos e negativos, se complementando muitas vezes. Por isso, quem está em dúvida entre investir em ações ou em renda fixa pode apostar nas duas.

Ter uma caderneta de investimentos diversificada ajuda você a diminuir as chances de perda e aumentar a probabilidade de se dar bem. Como define o chavão tradicional do mundo dos investimentos: “Não coloque todos os ovos em uma única cesta”.

Você vai se interessar por:

Segurança para você e sua família

Mais do que estar com suas finanças protegidas, manter a segurança da sua família é a melhor cobertura. Com o Seguro de Vida Plus, você protege seus beneficiários em caso de morte e morte acidental e ainda conta com auxílio funeral. Entre em contato com Central de Relacionamento – Parceria Seguros Vivo e contrate o seu.

> Seguros para Você: Conheça seguros de vida e acidentes pessoais

Já decidiu se vai investir em ação ou em renda fixa? Comente!

meu marido morreu tenho direito a pensão
sinais de recuperação da economia brasileira
investir em imóvel na planta vale a pena
vale a pena investir na decoração de uma casa para alugar
vale a pena ter seguro
vale a pena ter seguro de vida