Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Como mudar a mente e levar uma vida menos consumista?

A- A+

A palavra consumo está relacionada ao que você gasta para ter aquilo que precisa. Quando os gastos são direcionados ao que não é necessário, o consumo pode se tornar desenfreado e passar dos limites. Ainda assim, há como mudar a mente e criar hábitos mais saudáveis e formas conscientes de lidar com o dinheiro. Porém, é preciso ter consciência das dificuldades.

O que é consumismo

Se o consumo é um ato normal em uma sociedade capitalista, o consumismo é uma forma de vida baseada e orientada pelo consumo de bens ou serviços. Geralmente, os consumistas gastam com coisas supérfluas e desnecessárias, atribuindo a esses elementos significados como prazer, felicidade, sucesso e, por isso, é preciso saber como mudar a mente.

A verdade é que não é saudável medir o seu nível de felicidade pelo número de roupas que você tem no armário, apesar de que vestir-se bem causa sensação de bem-estar. Da mesma forma, a quantidade de carros na garagem não é sinônimo de sucesso profissional, mesmo que o dinheiro usado para comprá-los seja uma das formas de reconhecimento recebido pelo seu trabalho.

Se você pensa assim e tem consciência de que está agindo errado ao valorizar tanto os bens materiais, saiba que você é consumista, mas ainda está em tempo de mudar a mente e ver o mundo com outros olhos. Para além das lentes do consumismo, a tranquilidade de um orçamento familiar equilibrado e a valorização dos bons relacionamentos acima de tudo podem trazer mais felicidade.

como mudar a mente

O tamanho da sua felicidade não é proporcional ao número de sacolas que você tem em mãos quando sai do shopping. Foto: iStock, Getty Images

Como mudar a mente para consumir menos

O caminho para mudar a mente e consumir de forma consciente é a reeducação. Modificar a forma como você conduz o seu ato de compra é fundamental.Pare para pensar na real necessidade de investir naquele produto ou serviço, calcule qual o impacto que ele causará nas suas finanças e pesquise preços antes de efetuar a compra.

Outra maneira de mudar a mente e passar a consumir de forma coerente com as suas possibilidades é renovando o círculo de amizades e começando a conviver com pessoas que tenham as mesmas condições financeiras que você. A chance de você gastar mais do que deve em um restaurante ou de se vestir com roupas mais caras do que o seu salário, só para agradar, diminui significativamente.

É importante, ainda, que você converse com a sua família e conte com o apoio de todos para passar por essa espécie de desintoxicação do consumo. As pessoas mais próximas são as que devem incentivar você, motivar quando estiver perto de sofrer uma recaída e bloquear qualquer possível estímulo externo que leve você a comprar o que não pode e não precisa.

Você vai se interessar por:

Tarifa bancária pode virar bônus

Quer mais vantagens? Transforme as tarifas em benefícios. Os valores mensais que você paga ao banco ou às operadoras de cartão de crédito podem ser convertidos em bônus de ligações. Com o Conta Bônus, em até 10 dias úteis após o débito da tarifa, o valor é revertido integralmente para você.

> Conta Bônus: Transforme tarifas bancárias e anuidade do cartão em bônus para o celular

Que tal as dicas de como mudar a mente com uma vida menos consumista? Comente!

 

vale a pena economizar
vale a pena pegar empréstimo
emprestimo urgente para negativado
erros financeiros comuns
como aprender com erros de finanças
vale a pena comprar no crediario