Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Quer saber como viver melhor? Cuide de suas finanças

A- A+

Não importa o que você faça para conquistar uma vida tranquila. Enquanto não houver mudança de hábitos financeiros, não tem como viver melhor. Compreender que é preciso cuidar de si mesmo é um passo muito importante, que faz toda a diferença, mas que só pode consolidar o seu bem-estar quando for acompanhado de uma rotina financeira estabilizada e saudável.

como viver melhor

Consciência de que as finanças fazem parte dos cuidados com a saúde é importante para o equilíbrio. Foto: iStock, Getty Images

5 dicas para aprender como viver melhor

  • Pratique

Se cuidar de si mesmo é um passo fundamental para viver melhor, comece praticando exercícios. Escolha aqueles que não têm custos, como correr pelas ruas da cidade em seu tempo livre. Com atividades aeróbicas, você queima calorias e gordura, elimina toxinas e tende a se sentir menos ansioso ao longo do dia, o que reduz as chances de descontar tudo nas compras.

  • Reduza

Outro passo para viver melhor é começar a reduzir o consumo ao essencial. Antes mesmo de ter certeza dos pontos em que você mais gasta, faça uma breve análise mental e comece a cortar aquilo que você suspeita que seja o mais caro. Alimentação, por exemplo, é um custo que pode ser diminuído quando você leva marmitas para o trabalho, o que já ajuda a montar refeições saudáveis e cuidar da saúde.

  • Planeje

Depois de reduzir os custos que você achava que eram os principais, já fica mais fácil de planejar o orçamento. Anote tudo o que ainda é gasto e verifique se os pontos do orçamento são os mesmos que você supunha. Aí é hora de apontar o que é supérfluo, o que é necessário e começar a traçar objetivos a serem realizados em curto, médio e longo prazo. Esse é o combustível do passo seguinte.

  • Economize

Sabendo em que você deve poupar, o processo de economia acontece de forma mais natural. Para viver melhor, é tempo de pesquisar preços, optar por compras em atacados, deixar de lado alguns restaurantes ou o cafezinho na padaria todos os dias após o almoço. Comprar roupas em brechós ou trocá-las com as amigas também é opção, principalmente para os filhos, que crescem muito rápido.

  • Realize

Não tem jeito de viver melhor se você não conseguir ver seus sonhos e desejos sendo realizados. Por isso, ponha em prática as metas apontadas na etapa de planejamento, através dos recursos guardados na etapa de economia. Ver que os seus esforços valem a pena é gratificante e motiva você a continuar cuidando do equilíbrio das finanças e evitando a contração de novas dívidas.

Você vai se interessar por:

Tarifa bancária pode virar bônus

Quer mais vantagens? Transforme as tarifas em benefícios. Os valores mensais que você paga ao banco ou às operadoras de cartão de crédito podem ser convertidos em bônus de ligações. Com o Conta Bônus, em até 10 dias úteis após o débito da tarifa, o valor é revertido integralmente para você.

> Conta Bônus: Transforme tarifas bancárias e anuidade do cartão em bônus para o celular

Que tal as dicas sobre como viver melhor? Comente!

como lucrar vendendo cosméticos
vale a pena usar roupas de marca
feiras de trocas
quando vale a pena comprar título de capitalização
esteira ou bicicleta ergométrica
dicas para comprar uma boa esteira