Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Vale a pena abrir uma empresa de consultoria?

A- A+

Inovar é uma das principais fontes de prazer e realização na área profissional, mas é uma decisão que deve ser tomada com cuidado. Sair de um local onde você é empregado e abrir uma empresa de consultoria no setor em que você atua pode ser um passo rumo ao sucesso, mas também pode significar complicações se tudo não for planejado da forma correta.

A coragem para abrir uma empresa de consultoria

Deixar de ser um funcionário CLT é sonho dos trabalhadores que têm espírito empreendedor. Para esses, ter a própria empresa e fazer as próprias regras é a libertação que faltava e torna-se o grande objetivo, mesmo que o salário e os benefícios recebidos no emprego formal sejam bastante vantajosos. Mas é preciso coragem para fazer a mudança.

É que o profissional que trabalha em regime de carteira assinada tem, além do salário fixo, benefícios como o pagamento de previdência para aposentadoria, Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), uma certa estabilidade contratual, já que a demissão implica no recebimento de valores extra, além de 13º salário e férias remuneradas, vantajosas para o trabalhador.

Ao abrir uma empresa de consultoria, você se torna profissional autônomo ou microempreendedor e passa a não ter mais direito a muitos desses benefícios. Férias, previdência, salário fixo, FGTS, 13º salário e garantias demissionais não fazem parte dos direitos de quem é seu próprio chefe. Por isso, é preciso pensar com cuidado no quanto você pode e deve arriscar.

abrir uma empresa de consultoria

Capacidade de se comunicar é tão importante para um consultor quanto o conhecimento técnico. Foto: iStock, Getty Images

Se você obtém sucesso no seu negócio, abrir uma empresa de consultoria pode lhe garantir mais reconhecimento e retorno financeiro, afinal, todo o lucro do trabalho é seu. Com isso, você pode pagar um fundo de previdência privada e até se dar o luxo de tirar uns dias para descansar no ano, o que é importante para que você siga motivado no trabalho.

Mas lembre-se, para abrir uma empresa de consultoria não basta apenas conhecer o funcionamento de um setor e saber como funcionavam as empresas que você já trabalhou. É necessário que você conheça a teoria, estude sobre coaching e gerenciamento de pessoas. Ter treinamento para comunicar e transmitir as informações sem ruídos, nesses casos, é até mais importante do que o próprio conhecimento.

Mercado de consultoria no Brasil

O mercado de consultoria está em expansão no Brasil. Segundo a Associação Brasileira de Consultores (ABCO), foram 20% a mais de faturamento só em 2015. O setor de serviços foi o que mais cresceu, seguido pela indústria e o comércio. O setor público ainda é o mais conservador com relação à contratação de serviços do tipo.

Você vai se interessar por:

Economize sempre

Se você gosta de poupar cada centavo que ganha, pode realizar transações bancárias sem pagar taxas por isso, com toda comodidade. Com o Vivo Zuum, uma conta pré-paga gerenciada pelo celular, você pode fazer pagamentos, transferências e até mesmo recarga de celular. Tudo isso sem mensalidades. Se preferir, você pode adquirir o cartão Vivo Zuum para fazer compras no débito e saques.

> Vivo Zuum: Tenha conta corrente com cartão, sem banco, sem complicação

E você, está pensando em abrir uma empresa de consultoria? Comente!

Pokémon Go
como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
quando vale a pena comprar título de capitalização
como abrir uma academia de ginástica
como abrir uma pizzaria