Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Cuidado com o limite alto do cartão de crédito

A- A+

Ter um limite alto do cartão de crédito é o sonho de muita gente. Dessa forma é possível comprar mais sem precisar se preocupar se o dinheiro de plástico vai ser aceito ou não. Isso sem falar nas maiores chances de se conseguir acumular pontos em programas de fidelidade e resgatar produtos e serviços mais adiante.

De fato, para quem sabe lidar com essa excelente ferramenta de pago e possui um orçamento equilibrado, essa medida pode funcionar muito bem. Até porque ter um limite maior não significa que você precise usá-lo todo, muito pelo contrário. Por outro lado, quem ainda não está muito familiarizado em como funciona o cartão de crédito pode ter problemas.

limite alto do cartão de crédito

O limite do cartão de crédito nada mais é que o valor total estabelecido pelo banco ou por uma administradora para a realização de compras ou saques. Foto: iStock, Getty Images

Como funciona o limite do cartão

O limite do cartão de crédito nada mais é que o valor total estabelecido pelo banco ou por uma administradora para a realização de compras ou saques. Toda vez que você usa o seu cartão esse valor é comprometido. As transações parceladas, por exemplo, em geral comprometem o limite de crédito pelo preço total da compra, não pela prestação.

Digamos que, por exemplo, você pode gastar 3 mil reais no cartão, a cada compra feita essa valor diminui. Caso realize uma compra no valor de 200 reais, o limite do cartão cairá para 2.800,00 reais, até a quitação total da fatura. Uma vez paga, o limite é restabelecido.

Uma das principais razões para o comprometimento do limite do cartão é o chamado pagamento mínimo. Quando se opta por ele, começa-se a pagar juros sobre o valor devido, que incidirão sobre a sua próxima fatura.

3 cuidados com o limite alto do cartão de crédito

Agora que você já sabe como funciona essa importante propriedade do cartão de crédito, fica mais fácil estar atento aos cuidados que possuir um limite alto inspira ter. Confira três dicas.

Disciplina no pagamento das parcelas: utilize planilhas ou aplicativos para acompanhar os valores de suas próximas faturas para garantir que elas não comprometam o planejamento financeiro.

Limite alto do cartão de crédito não é renda extra: ele não significa uma segunda renda, não é um valor a maior que pode ser gasto. Mas sim um valor, que deve ser menor que 50% do seu salário, que pode ser usado eventualmente.

Nem empréstimo: também não encare-o como um dinheiro emprestado, pois os juros são altíssimos no caso do uso do rotativo do cartão. Portanto, independentemente da sua renda e de seu limite, use seu dinheiro de plástico de forma consciente.

Você vai se interessar por:

Compre com tranquilidade

Para quem usa o cartão com consciência e aproveita todos os seus benefícios sem comprometer o bolso, falta só escolher aquele que mais se adapta às suas necessidades e exigências.

Com os Cartões de Crédito Vivo, você pode parcelar em até 12 vezes sem juros nas lojas Vivo e somar pontos no programa de recompensas Vivo Valoriza. Oferecidos em parceria com o Itaú e o Santander, eles também dão bônus e pontos para você falar mais em ligações para telefone fixo ou de longa distância, enviar SMS e acessar a internet, além de descontos em cinema e muitas outras vantagens.

> Cartões de Crédito Vivo: Conheça as vantagens

E você, que outros cuidados com o limite do cartão de crédito adota? Comente!

O controle financeiro pessoal e o futebol
Casal melhora as finanças pessoais
Comprar tablet
Mulher entende o que é carnê-leão
Comprar smart tv
Unrecognizable buying organic rice in store, blank label