Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

4 técnicas ensinam como ser mais produtivo no trabalho

A- A+

Você trabalha incansavelmente, mas tem a sensação de que todas as horas do expediente não são suficientes para dar conta do volume de tarefas? A solução pode ser entender como ser mais produtivo, o que talvez passe por conhecer algumas metodologias que podem ajudá-lo nesse desafio.

Como ser mais produtivo

Metodologias específicas ajudam na busca por mais produtividade no trabalho. Foto: iStock, Getty Images

Como ser mais produtivo em 4 técnicas

Quer saber como ser mais produtivo? Elenise Rocha, coordenadora do MBA em Gestão de Recursos Humanos e da Especialização em Gestão da Educação Corporativa da Unisinos, explica um pouco sobre as quatro principais técnicas utilizadas atualmente.

1. Metodologias ágeis (SCRUM)

Usada para acelerar os processos de desenvolvimento de projetos. Pode ser aplicada em qualquer área da empresa ou qualquer segmento. No Brasil é uma das mais utilizadas, principalmente nas empresas de TI (Tecnologia da Informação).

A Scrum visa a melhoria contínua do processo e potencializa a comunicação do time, além de organizar diariamente as demandas para o alcance das metas definidas. Assim, possibilita respostas rápidas às mudanças e aumento significativo da produtividade.

2. Lego Serious Play

Muito utilizado em países como o México, vem sendo desenvolvido timidamente no Brasil. A técnica, que exige facilitadores formados, utiliza peças Lego para conectar as mentes das pessoas através das mãos.

Por meio da construção de cenários com as peças, ela contribui para avaliar processos e melhorar produtividade de empresas. Ao mesmo tempo, incentiva a criatividade e ajuda a identificar oportunidades de melhorias.

3. GTD (Getting Things Done)

É necessário estudo, disciplina e dedicação no começo até que essa técnica se incorpore ao seu dia a dia. O resultado garante um sistema eficaz de controle, onde você consegue definir prioridades e tem a visão sobre tudo antes da tomada de decisões.

O GTD se baseia em cinco passos principais: capturar, esclarecer, organizar, refletir e engajar.

Você vai se interessar por:

4. Gamification

Pode ser aplicada de forma presencial ou apoiada por softwares. É válida para qualquer empresa ou segmento, em times de qualquer tamanho. Gamification significa o uso da lógica e da mecânica de jogos. Mas é diferente de videogames, pois entra no contexto dos chamados Serious Games (jogos sérios).

Na prática, é simples de ser aplicada, e pode englobar placares, rankings e disputas coletivas, em prol do cumprimento de prazos, tarefas e objetivos. “É uma técnica excelente para ser aplicada com essa geração tecnológica, com equipes de vendas e demais públicos que tenham um perfil que se motiva por desafios”, avalia Elenise.

Um ponto positivo é que a coleta dos dados após a aplicação desse método pode suportar a tomada de decisões estratégicas na empresa. Pode também embasar análises de desempenhos produtivos frente aos resultados de unidades de negócios.

“É a tendência em termos de melhor técnica para promover o engajamento de colaboradores em prol de avaliar a produtividade, resultados e desempenho”, destaca a professora.

 

Que tal seguir as dicas e aprender como ser mais produtivo? Compartilhe!

como lucrar vendendo cachorro quente
como lucrar vendendo bolo no pote
como abrir uma franquia de alimentos
como abrir uma empresa de coleta de entulho
melhor lugar para trabalhar
como se relacionar com as pessoas no ambiente de trabalho