Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

4 países que não precisam de passaporte para você visitar

A- A+

Tem vontade de experimentar uma viagem internacional e conhecer destinos fora do Brasil? No planejamento do seu passeio, não pode deixar de providenciar nenhum documento. Mas se for conhecer algum dos países que não precisam de passaporte, ao menos a burocracia fica menor. E o que não faltam são belas atrações nesses destinos.

Um dos países que não precisam de passaporte

Passaporte é documento sempre importante, mas dispensável em alguns destinos. Fotos: iStock, Getty Images

Conheça países que não precisam de passaporte

A ideia de visitar países que não precisam de passaporte lhe agrada? É isso mesmo: basta apresentar a sua carteira de identidade para cruzar a fronteira. Não por acaso, esses destinos ficam aqui do ladinho do Brasil.

Tal facilidade para viajar e não apresentar o documento não é uma vantagem exclusiva dos brasileiros. Em 2008, o Conselho do Mercado Comum (CMC) decidiu retirar a exigência do passaporte para facilitar o trânsito de turistas entre países que fazem parte do Mercosul. É também uma forma de fomentar o comércio nessas nações.

Como se pode ver, não ter passaporte não é empecilho para você conhecer outros lugares do mundo. Está na hora de ampliar seus horizontes, planejar sua viagem e fazer as malas. Confira quatro destinos para aproveitar esse benefício:

Argentina

Seu sonho é conhecer a Argentina? As duas principais cidades do país, Buenos Aires e Córdoba, esbanjam charme que vai desde a sua arquitetura até sua gastronomia. Outro ponto positivo é que fica há poucas horas do Brasil. Se morar no Sul, fica mais perto ainda.

Para viajar para lá, é necessário apresentar passaporte ou carteira de identidade. Mas os documentos devem estar em boas condições. Uma dica importante é que você tenha feito essa identidade há menos de 10 anos. Não são aceitos outros documentos, como certidão de nascimento e carteira de motorista.

Segundo informações disponibilizadas pelo Consulado-Geral do Brasil em Buenos Aires, os brasileiros estão dispensados de apresentar visto na Argentina somente na condição de turista. Ao chegar no destino apenas com o RG, é necessário passar na imigração e receber um formulário carimbado que indica o seu período de permanência no país.

Outra opção na Argentina é o uso da Cédula de Identidade Mercosul, expedida pela Polícia Federal, desde que válida até seu respectivo vencimento.

Um dos países que não precisam de passaporte

Chile

O Chile é um destino maravilhoso, sendo conhecido pelo Deserto do Atacama e suas vinícolas. Seja no inverno ou no verão, toda época é propícia para conhecer esse país.

E o melhor: esse é outro lugar que não exige passaporte para a entrada de brasileiros. Ainda assim, é bom ter esse documento. Afinal, algumas casas de câmbio só trocam pesos chilenos por reais se o turista apresentar o passaporte carimbado.

Um dos países que não precisam de passaporte

Bolívia

Outro destino que está entre os países que não precisam de passaporte. E há muito para ver na Bolívia. Para conhecer paisagens como o Salar de Uyuni, a maior planície de sal do mundo, você só precisa apresentar cédula de identidade ou mesmo o passaporte.

Um dos países que não precisam de passaporte

Uruguai

O Uruguai disputa com a Argentina a preferência dos turistas brasileiros. De acordo com informações da Embaixada do país no Brasil, para ingresso em seu território, basta apresentar cédula de identidade ou o passaporte.

Como o país é perto do Brasil, alguns turistas optam por viajar de carro. Então, se você for embarcar nessa aventura, saiba que é necessário portar os documentos do veículo, RG e a carteira do motorista. Caso o carro não esteja no nome do motorista, é exigido um documento de autorização assinado pelo proprietário e reconhecido em cartório.

Um dos países que não precisam de passaporte

Você vai se interessar por:

Seu cartão para os gastos na viagem

Se você quer um cartão para pagar por seus gastos durante a viagem é só escolher aquele que mais se adapta às suas necessidades e exigências. Com os Cartões de Crédito Vivo, você pode parcelar em até 12 vezes sem juros nas lojas Vivo e somar pontos no programa de recompensas Vivo Valoriza.

Oferecidos em parceria com o Itaú e o Santander, eles também dão bônus e pontos para você falar mais em ligações para telefone fixo ou de longa distância, enviar SMS e acessar a internet, além de descontos em cinema e muitas outras vantagens.

> Cartões de Crédito Vivo: Conheça as vantagens

Qual dos países que não precisam de passaporte mais lhe agrada? Comente!

melhores universidades do brasil
quando vale a pena ter cartão de credito
como cancelar pedido feito no cartão de crédito
reembolso no cartão de credito
formas de pagamento para fazer compras pela internet
como entender a fatura do cartão de crédito