Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

4 ideias para começar um negócio com mil reais

A- A+

Não basta ter o sonho de empreender para alcançar o sucesso na empreitada. É preciso identificar uma oportunidade de negócio, analisar o mercado e estabelecer um diferencial para, só então, conquistar clientes. Apesar de cansativo, esse processo não precisa ser caro. Ao descobrir como começar um negócio com mil reais, você pode abandonar as desculpas para finalmente criar sua empresa.

Vai começar um negócio com mil reais

Oferecer consultoria de moda é uma opção de negócio com baixo investimento. Foto: iStock, Getty Images

É possível começar um negócio com mil reais?

A possibilidade de começar um negócio com mil reais existe, mas isso não significa que a tarefa é simples ou tem sucesso garantido. Ao dar o start em uma empresa com poucos recursos, você precisa implementar uma gestão extremamente qualificada para aproveitar ao máximo cada centavo investido.

Essa eficiência na aplicação dos recursos é a única alternativa para quem deseja empreender com mil reais. Se você for negligente e decidir tocar a empresa sem o cuidado de monitorar e controlar as finanças, é provável que não consiga sustentar o negócio por mais do que alguns meses.

O ideal, portanto, é economizar para acumular o dinheiro necessário antes de tomar a decisão de abrir uma empresa. Mais do que o dinheiro disponível, desenvolva a ideia, pense em como você irá se diferenciar e em quem serão os seus clientes.

Crie um plano de negócios para descobrir o investimento necessário e considere as alternativas para arrecadar esse montante, como buscar crédito, antes de decidir abrir uma empresa com menos recursos do que deveria. Empreender com mil reais, sabendo que os recursos são insuficientes, não faz sentido.

4 ideias para começar um negócio com mil reais

Listamos, a seguir, algumas alternativas de negócios que se enquadram na faixa de investimento inicial de até mil reais. Note que, em todos os casos, você terá de trabalhar por conta própria, pois o montante não é suficiente para contratar funcionários. São opções relacionadas a projetos menores, com um público-alvo específico. Confira:

1. Lanches de rua

Com uma estrutura móvel e pequena, adaptável a um veículo ou a uma barraca desmontável, esse tipo de empreendimento não exige grandes recursos. Identifique uma demanda não atendida e procure locais com grande circulação de pessoas para operar, como arredores de escolas, universidades, parques e centros de eventos.

Dependendo do perfil do seu público-alvo e daquilo que é oferecido pela concorrência, você pode optar entre cachorro quente, churros, crepe francês, churrasquinho, hambúrguer e até cupcakes. Há opções mais simples ou refinadas – tudo vai depender do seu objetivo.

2. Consultoria especializada

Você pode explorar suas competências para prestar consultoria especializada a quem não possui a mesma expertise. E não precisa ser algo grandioso, como uma assessoria jurídica. Pode ser auxílio com imagem, moda, culinária, comunicação, organização, etc.

Especialize-se no ramo com cursos preparatórios e comece prestando consultoria para conhecidos e parentes. O bom trabalho é reconhecido e tende a abrir portas para novas oportunidades. Considere, também, oferecer aulas e cursos sobre assuntos que domina.

3. Microfranquias

Ao aderir a uma franquia, você tem direito a utilizar a marca e os produtos da franqueadora, e tem acesso ao sistema operacional com todos os processos já experimentados. Isso facilita a tarefa de quem deseja iniciar um negócio próprio.

As microfranquias seguem o mesmo padrão das franquias tradicionais. O que muda é o investimento necessário para assumir a operação do negócio. No site da Associação Brasileira de Franchising, você pode conferir as alternativas para essa faixa de preço.

4. Revender artigos de terceiros

Ao trabalhar com a revenda de produtos de terceiros, você não precisa de um investimento alto, apenas capacidade para atrair e reter clientes, além de faro empreendedor. Aqui, a dica é analisar o público que você pretende atingir e identificar suas necessidades.

Você pode revender artigos de limpeza para casa, como detergentes e alvejantes, a preços mais acessíveis, bijuterias para amigas e conhecidas interessadas, roupas de uma marca específica, etc. Não faltam opções para quem tem vontade e dedicação para criar uma rede de clientes.

Você vai se interessar por:

Economizar é parte do sonho

Se você tem o sonho empreendedor, deve estar atento às oportunidades de economia. Que tal realizar transações bancárias sem pagar taxas por isso? Com o Vivo Zuum, uma conta pré-paga gerenciada pelo celular, você pode fazer pagamentos, transferências e até mesmo recarga de celular – tudo isso sem mensalidade. Se preferir, pode adquirir o cartão Vivo Zuum para fazer compras no débito e saques.

> Vivo Zuum: Tenha conta corrente com cartão, sem banco, sem complicação

Gostou das dicas para começar um negócio com mil reais? Compartilhe!

Pokémon Go
como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
como abrir uma academia de ginástica
como abrir uma pizzaria
como montar uma drograria