Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

4 formas práticas para receber pagamentos de clientes

A- A+

Quando você tem um negócio ou trabalha como um profissional autônomo, é comum ficar na dúvida sobre o melhor método para receber pagamentos de seus clientes.

Será que deve optar por conceder descontos à vista? Será que apenas um acordo boca a boca funciona, e vai garantir que vou receber o pagamento se parcelar? Esses questionamentos são comuns, especialmente para empreendedores iniciantes. Mas com as dicas certas, você agrada o cliente e não fica no prejuízo.

Mulher usando máquina para receber pagamentos.

Empreendedor deve buscar opções para receber por seus produtos e serviços. Foto: iStock, Getty Images

Veja 4 meios para receber pagamentos

Se você não sabe qual o melhor ou mais seguro método de receber pagamentos, vale a pena considerar alguns desses. Veja abaixo quatro opções e saiba como escolher o modelo ideal para o seu tipo de negócio.

Cartões de crédito e débito

Sem dúvida, um dos métodos mais eficientes para receber pagamentos dos clientes é no crédito ou débito. Isso porque, para quem compra, é mais fácil e prático confirmar a aquisição dessa forma, eliminando a necessidade de andar com valores altos na carteira.

Se você é um profissional autônomo, pode optar por soluções mais baratas de máquinas, como leitores de cartão conectados a dispositivos móveis ou que usam a tecnologia NFC.

Não há a necessidade de aluguel (você compra o equipamento), nem taxa de adesão. Pode ser contratado tanto por pessoa física como jurídica, e aceita as principais bandeiras do mercado.

Pagamentos online

Se o seu plano é montar um e-commerce para vender produtos ou serviços, uma boa dica é recorrer às ferramentas de pagamento online. Bastante utilizadoas por usuários acostumados a fazer compras pela internet, trata-se de um método seguro e prático. As vantagens são muitas, para ambos os lados. E opções não faltam: desde o PayPal, que está entre os mais utilizados no mundo, até opções como o PagSeguro e o BCash.

Boleto

O pagamento através de boleto é uma das formas preferidas para efetuar a quitação de débitos. Algumas lojas e até mesmo e-commerces costumam oferecer descontos para clientes que optam por esse sistema, já que é feito um pagamento à vista.

Para quem quer começar a usar esse sistema no seu negócio, existem muitas ferramentas para gerar esse método de pagamento, como o Cobre Grátis, o Boleto Cloud e Boleto Simples, entre outras.

Descontos à vista

Se a sua preocupação é com a possibilidade de não receber o dinheiro pela compra, você pode oferecer uma vantagem para o seu consumidor. O desconto à vista serve como um incentivo para que a compra seja feita e, para o comerciante, ajuda a manter o fluxo de caixa, com a certeza de que o dinheiro vai entrar. Em alguns casos, você pode considerar também receber metade antes e a outra metade quando entregar o produto, como garantia.

Você vai se interessar por:

E para você, qual a melhor forma de receber pagamentos? Comente!

Pokémon Go
como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
como abrir uma academia de ginástica
como abrir uma pizzaria
como montar uma drograria