Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

4 filmes para aprender sobre investimentos e o mercado financeiro

A- A+

Embora muitos vejam o mercado de aplicações como uma oportunidade de conseguir ficar rico do dia para a noite, a realidade é bem mais complexa. Aprender sobre investimentos exige estudos e tempo para conhecer índices que variam rapidamente, opções disponíveis e termos técnicos específicos.

Se só de pensar você já desanimou, tenha calma. Nem só os livros da área ajudam você a entender como funciona o universo financeiro. No cinema, o que não faltam são filmes com exemplos de sucesso – outros nem tanto – e histórias que passam pela rotina de quem investe.

É possível aprender sobre investimentos em filmes como O Lobo de Wall Stree

Filmes como O Lobo de Wall Street têm muito a ensinar sobre a gestão das finanças. Fotos: Reprodução

Aprender sobre investimentos com o cinema

Ficou curioso para aprender sobre investimentos? Confira uma lista com quatro filmes que ajudam você a entender melhor tudo que envolve esse mercado.

1. O Lobo de Wall Street

Sucesso em 2013, o filme com a história real do corretor de ações americano Jordan Belfort, interpretado por Leonardo DiCaprio, que construiu uma fortuna no mercado financeiro, mas acabou condenado por fraude e lavagem de dinheiro.

Entre cenas que vão do chocante ao cômico, a produção mostra todos os excessos que permearam a carreira de Belfort, mas também traz lições sobre como administrar as finanças.

A principal delas é a maneira como o desejo de ganhar uma comissão maior pode influenciar a venda para um cliente – que nem sempre acaba satisfeito.

2. Capitalismo: uma história de amor

Mais reflexiva, a película de Michael Moore apresenta uma análise de como o capitalismo corrompeu alguns ideais de liberdade como forma de gerar lucro para um grupo seleto da população.

Ao considerar a lógica econômica atual, o documentário é um convite a pensar sobre os limites éticos e sociais desse sistema, especialmente nos Estados Unidos.

Ao longo da história, o capitalismo é abordado desde a retomada financeira após a Crise de 29 até o governo Reagan, na década de 80.

Você vai se interessar por:

Entenda os principais tipos de riscos antes de fazer investimentos

Como fazer investimentos inteligentes de seu dinheiro

Como investir dinheiro: Confira 4 opções

3. O dia antes do fim

Com elenco que traz nomes como Kevin Spacey e Demi Moore, O dia antes do fim se passa no início da crise de 2008, quando uma empresa do setor de investimentos promove uma demissão em massa de seus funcionários.

Entre eles está Eric Dale (interpretado por Stanley Tucci), que, antes de sair do escritório, entrega a um de seus colegas remanescentes, Peter Sullivan (vivido pelo ator Zachary Quinto), um pendrive com cálculos recentes sobre a empresa e a sua capacidade de expansão. O resultado é uma madrugada turbulenta para os chefes da companhia.

4. O homem que mudou o jogo

A história ligada ao universo do baseball pode parecer distante dos mundo financeiro, mas traz boas lições a quem quer aprender sobre investimentos, aplicar seu dinheiro e obter bons resultados.

Baseado em uma história real, o filme apresenta o treinador do time de baseball do Okland Athletics, Billy Beane (interpretado por Brad Pitt) e a sua insatisfação com os resultados do clube. Com poucos recursos financeiros disponíveis, ele recorre às teorias de um jovem economista formado em Yale.

Segundo ele, as equipes contratavam seus jogadores a partir de critérios errados, que não consideravam a eficiência dentro de campo. É assim que popularidade e forma de posicionamento são trocados pela eficiência, medida em números.

 

E aí, gostou das dicas de filmes para aprender sobre investimentos? Compartilhe!

como lucrar vendendo cosméticos
vale a pena usar roupas de marca
quando vale a pena comprar título de capitalização
esteira ou bicicleta ergométrica
dicas para comprar uma boa esteira
investir em imóvel na planta vale a pena