Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

4 estratégias para fidelizar clientes e alavancar suas vendas

A- A+

Depois de um primeiro contato, o cliente retorna ao seu estabelecimento disposto a consumir mais. Para quem tem uma empresa, poucas coisas são mais recompensadoras: a lealdade do consumidor é um indicativo de que os negócios vão bem. Mas você sabe como potencializar esse relacionamento? Ao conhecer estratégias para fidelizar clientes, você consegue impulsionar as vendas.

Sucesso da empresa passa pela fidelização dos clientes

Empiricamente, é provável que você reconheça a importância de ter clientes fiéis. Além de representarem uma base sólida para o crescimento da empresa, os consumidores fidelizados, muitas vezes, fazem um marketing voluntário da companhia, recomendando-a aos seus amigos e familiares. Mas o que os números provam?

De acordo com estatísticas obtidas pela empresa de consultoria Gartner Group, um crescimento de 5% na retenção e fidelização dos clientes pode levar a um aumento de 25% a 125% nos lucros. Mas não é só isso: os dados obtidos pela consultoria revelam que, no futuro, 80% da receita da sua empresa virá de apenas 20% dos seus atuais clientes.

Além de promissora, a estratégia é acessível, como aponta outro estudo, este conduzido pela Econsultancy, uma consultoria com atuação global. Em um levantamento realizado com executivos de diversos países, eles descobriram que 70% dos empresários afirmam ser mais barato reter um cliente do que conquistar um novo.

Homem adota estratégias para fidelizar clientes

Qualidade do atendimento ao cliente é essencial para garantir seu retorno. Foto: iStock, Getty Images

4 estratégias para fidelizar clientes

Selecionamos, a seguir, quatro dicas para você estimular a retenção e fidelização dos clientes. Confira:

1. Tenha a qualidade de atendimento como diferencial

Com o crescimento da concorrência, os clientes têm diversas opções à disposição. Nesse contexto, é preciso encontrar maneiras de se diferenciar para captar a atenção e cativar os consumidores. Invista na experiência de consumo e crie mecanismos para que o atendimento ao cliente seja o melhor possível. Detalhes fazem a diferença.

2. Resolva os problemas hoje

Via de regra, o cliente tende a retornar a uma empresa que mostrou ser eficiente. Ninguém quer ser enrolado e ver seus problemas serem jogados de um lado para outro. Faça o possível para resolver tudo no menor tempo possível. Coloque-se no lugar do consumidor e o valorize.

3. Invista em um pós-venda de qualidade

O pós-venda pode ser definido como o conjunto de atividades realizadas pela empresa depois de vender o produto ou serviço. Entre essas tarefas, incluem-se manutenção, promoções especiais e atendimento personalizado, por exemplo.

Para Carlos Cruz, diretor do Instituto Brasileiro de Vendas, o pós-venda é uma das estratégias mais eficientes de fidelização, pois surge como uma oportunidade para que os clientes avaliem a qualidade do serviço prestado e a usabilidade de um produto. Um bom pós-venda permite que a empresa mostre ao cliente que realmente se preocupa com ele.

4. Monitore a satisfação

Utilizar mecanismos de controle e métricas para monitorar a satisfação dos consumidores é uma das melhores maneiras de descobrir se as estratégias para fidelizar clientes estão funcionando.

Crie uma política para enquadrar todas as campanhas de marketing da sua empresa nessas métricas, a fim de otimizar as iniciativas e evitar o desperdício de dinheiro. Com os dados em mãos, é possível fazer mudanças estratégicas no posicionamento da companhia.

Você vai se interessar por:

Também tem alguma dica de estratégias para fidelizar clientes? Comente!

Dicas de vendas online
Praticando dicas de vendas por telefone
Demonstrando como fazer uma venda
Bom atendimento ao cliente
Mulher visita outlet de roupa infantil
Vendas em datas comemorativas