Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

4 dicas para receber bem os amigos em casa e sem gastar muito

A- A+

Quem não gosta de receber bem os amigos para um almoço ou jantar em casa? Mas para não sair de um momento de descontração preocupado com as finanças, é preciso planejar e não extrapolar. Afinal, a ideia de ser um bom anfitrião não depende de gastos descontrolados.

Dentro dessa proposta, vale até fazer algumas combinações com os convidados para dividir as despesas de forma bem natural, sem constrangimentos. Em tempos de crise, é mais do que válido, não é mesmo?

Anfitrião gosta de receber bem os amigos

Criar um ambiente agradável e divertido é ainda mais importante. Foto: iStock, Getty Images

Saiba receber bem os convidados

Seja algo íntimo para os mais próximos ou uma comemoração especial com um maior número de convidados, receber bem os amigos é sempre uma preocupação válida. Mas isso não precisa ser sinônimo de gastar muito. Com algumas dicas simples, é possível diminuir os custos sem deixar de agradar a todos. Confira:

1. Economize na decoração

Uma dica importante para quem quer fazer uma decoração é apostar no básico. É possível fazer um centro de mesa bonito e original com aquilo que tem em casa, como taças de vidro ou até mesmo garrafas de vinho vazias, colocando frutas, pedras, conchas ou flores dentro. O resultado fica lindo, moderno e cheio de estilo.

2. Aposte nos petiscos

Para receber bem os convidados, comece pelas entradas. Aperitivos simples, como canapés e mini-sanduíches, são ótimas opções de petiscos. Além de serem baratos e fáceis de fazer, as receitas permitem decorar os petiscos e deixá-los com um visual diferente e bonito, mesmo com ingredientes comuns.

Uma boa dica é fazer torradinhas com um patê caseiro, que pode ser feito com atum e maionese, requeijão ou ainda creme de leite. Pode acrescentar também cenoura desfiada, temperinho verde e cebola, além de enfeitar com raminhos de endro.

3. Seja criativo no prato principal

Para as refeições, que tal optar por algo versátil? Utilize ingredientes básicos que você tenha em casa, como macarrão, arroz ou massa de pizza. Uma boa sugestão é fazer dois ou três tipos de macarrão ou espaguete com vários molhos diferentes, como bolonhesa, pesto ou marinara.

Ou ainda preparar um rodízio de minipizzas caseiras. Com as massas prontas, basta fazer recheios simples e servir de forma bem descontraída. Afinal, receber bem os convidados é deixá-los à vontade e fazê-los se sentirem como se estivessem na própria casa.

Você vai se interessar por:

4. Deixe os amigos contribuírem

É super comum que os convidados contribuam com o almoço ou jantar trazendo uma salada, vinho ou sobremesa. E não há problema nenhum nisso, pois o encontro é de todos e os amigos sempre gostam de ajudar com algo.

Isso pode até mesmo ser combinado entre os convidados, para que cada um traga um prato doce ou salgado, montando um buffet bem diversificado, com várias opções para todos provarem.

E se você vai oferecer um jantar ou almoço, que tal os amigos trazerem as bebidas de suas preferências? Além de não ter erro na escolha, pois cada um trará o que mais gosta, também é uma forma de o anfitrião economizar.

Lembre-se que para receber bem os amigos não é preciso fazer um banquete e gastar mais do que pode, pois o que mais importa é o ambiente e a companhia agradável, que fazem o encontro ser divertido e descontraído para todos.

 

Você também tem uma boa dica para receber bem os amigos em casa? Comente!

Pokémon Go
como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
vale a pena usar roupas de marca
feiras de trocas
como abrir uma academia de ginástica