Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

4 dicas para melhorar o desempenho do seu notebook velho lento

A- A+

Seja por questões financeiras ou pelo forte apego emocional com um companheiro de vários anos, que até então nunca havia lhe deixado na mão, se desfazer de um notebook velho lento pode não ser uma das decisões mais fáceis de se tomar.

Menos mal que, com certas medidas simples, pode ser possível resolver pequenos problemas, e o melhor: com um custo bem inferior ao da compra de uma máquina totalmente nova.

Preocupação com notebook velho lento

Pequenos ajustes nas configurações podem deixar seu notebook novamente rápido. Foto: iStock, Getty Images

Melhore a performance do seu notebook velho lento

Se você anda insatisfeito com a performance do seu notebook velho lento, tente alguns passos antes de se desfazer do equipamento. A equipe do Vivo Seu Dinheiro foi atrás de dicas de especialistas na área de tecnologia em comunicação colaborativa para ajudar você. As orientações a seguir são do Zeno Group:

1. Faça uma limpa no seu PC

Quanto mais você usa seu computador, mais ele acumula arquivos. Alguns são úteis, outros nem tanto. Por isso, a primeira medida que deve ser feita é excluir ou colocar em uma mídia móvel, tudo aquilo que está só ocupando espaço no seu PC. Isso pode contribuir com o desempenho da sua máquina.

2. Pegue leve no número de abas abertas

Evitar abrir diversas janelas durante a navegação também pode ajudar, uma vez que sua memória RAM deixará de ser prejudicada com tanta informação para processar. Se você gostou de uma página e quer usá-la em algum momento mais tarde, salve-a nos favoritos, feche-a e retorne a ela depois.

3. Desative as barras de ferramentas e extensões

Outro inimigo dos notebooks são as barras de ferramentas, também chamadas de toolbars. Muitas vezes, algumas delas são instaladas involuntariamente ao baixar um programa na internet que a traz como brinde. Além de mudar o visual da página, ele deixa a navegação mais lenta. Para acabar de vez com esse problema, desabilite extensões e barras de ferramentas que você não deseja.

4. Gerencie seus plugins

Você também pode eliminar aqueles plugins que em nada auxiliam. Conforme o computador vai sendo usado, ele acumula vários utilitários adicionais pra executar e interpretar certos formatos de arquivos. Por isso, na hora de deletá-los, preste atenção para não excluir aqueles que realmente fazem a diferença para o bom funcionamento da máquina.

Como consertar gastando pouco

Caso seu computador velho continue lento mesmo com as medidas citadas acima, talvez seja a hora de tomar atitudes um pouco mais drásticas e gastar para fazer pequenos reparos.

Por exemplo, se uma simples faxina de arquivos não resolveu o seu problema, aumentar a memória RAM pode ajudar. Só cuide para escolher uma que seja compatível com o seu notebook. Trocar de HD interno também é uma solução possível.

Formatar o sistema operacional é uma medida que, por si só, não gera custos. Mas, ao menos que você seja um expert em tecnologia, recomenda-se contratar um especialista para realizar essa tarefa. Essa reinstalação é uma das saídas que apresenta melhores resultados em casos de notebooks velhos e lentos.

Você vai se interessar por:

Notebook novo é no Vivo Compras

Agora, se o notebook velho lento não tem mais salvação, é chegada a hora de partir para outro e trocar de aparelho. Para isso, é importante comparar os preços e as condições de pagamento. O Vivo Compras traz mais de 850 mil produtos para escolher em diferentes lojas virtuais, através do mesmo carrinho.

> Vivo Compras: Encontre os melhores preços para notebooks

Gostou das dicas para aumentar a vida útil do seu notebook? Compartilhe!

Comprar tablet
Mulher entende o que é carnê-leão
Comprar smart tv
micro-ondas ou forno elétrico
geladeira com freezer ou congelador
vale a pena comprar produtos da apple