Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

4 dicas financeiras que toda mulher moderna precisa saber

A- A+

A vida da mulher moderna compreende muitas tarefas. Cuidar da família, do trabalho, de si mesma e ainda organizar as finanças exige muito jogo de cintura, ou algo pode acabar ficando de fora durante esse processo.

Se você se vê diante do dilema da falta de tempo, precisa de planejamento e disciplina para fazer o dinheiro render e dar conta de todos os compromissos e contas.

Mulher moderna sabe economizar.

Conciliar casa, trabalho e o equilíbrio financeiro são desafios para a mulher moderna. Foto: iStock, Getty Images

As finanças na vida da mulher moderna

Tomar decisões é algo que faz parte da vida de qualquer pessoa. Ir em um lugar e não em outro, comprar ou não um carro novo e assim por diante. Abrir mão de algumas coisas em prol de outras é necessário para chegar aonde se deseja. Mas, para isso, é preciso saber que desejo é esse e estabelecer o que é mais importante.

Para a educadora financeira Dayane Godinho, da DSOP, é essencial que a mulher moderna defina prioridades na vida dela. Algumas áreas precisarão ficar em segundo plano para que outras possam se desenvolver e crescer. Estabelecer quais serão esses setores é o primeiro passo para conseguir equilibrar a vida, em seus diversos âmbitos.

Dayane diz, também, que é preciso que a mulher se perdoe pelas falhas, com a consciência de que não conseguirá desempenhar todas as funções de maneira bem-sucedida. “Não é que ela deixa de se dedicar a uma área para cuidar da outra, mas é preciso saber que, em alguns pontos, o resultado final não vai ser bem aquele que ela queria”, diz a educadora.

Segundo a profissional, que também é psicóloga, a mulher moderna tende a sofrer na hora de fazer essas escolhas, porque tem um objetivo inatingível. “O que acontece com as mulheres e que causa sofrimento é que elas querem fazer tudo ao mesmo tempo e serem bem-sucedidas em todas as áreas, e isso não vai acontecer”, destaca.

Você vai se interessar por:

4 dicas financeiras para a mulher moderna

A organização feminina pode ser um dos pontos de partida para que a vida da mulher moderna seja equilibrada financeiramente. Em quatro dicas, Dayane indica como é possível descobrir para onde vai cada centavo que você gasta e ainda aplicá-los da maneira correta.

1. Faça um diagnóstico financeiro

Essa é a primeira etapa para a conquista de uma vida equilibrada e está relacionada ao domínio. Quando a mulher domina o seu dinheiro, sabe quanto gasta, no que gasta e para onde ele é direcionado, consegue compreender como está sua situação e o que precisa ser modificado.

2. Crie objetivos

É fundamental, depois de encontrar possibilidades de mudança, estabelecer metas para essa transformação. Divida os seus objetivos em três: curto prazo (para serem realizados em até um ano), médio prazo (entre 1 e 10 anos) e longo prazo (para realização em mais de 10 anos).

3. Aprenda a poupar

A dica de Dayane é criar uma poupança, mas ter clareza da importância dela no seu planejamento financeiro. Não é para guardar o dinheiro que sobrar, mas organizar-se de forma que a quantia poupada seja tão fixa como as contas de luz, água e telefone.

4. Motive-se e organize-se

Descubra o seu “eu financeiro”, aconselha Dayane. É preciso encontrar áreas que sirvam como reforço positivo, sem esquecer dos cortes necessários para que a realização do sonho não seja impedida. Quem gosta de viajar, por exemplo, deve reduzir jantares e gastos com veículos e roupas para investir nas viagens.

 

Você tem uma boa dica financeira para a mulher moderna? Comente!

vale a pena usar roupas de marca
feiras de trocas
vale a pena economizar
vale a pena pegar empréstimo
emprestimo urgente para negativado
erros financeiros comuns