Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

4 dicas de limpeza doméstica que ajudam a economizar água

A- A+

Em tempo de crise econômica, reduzir o consumo de água faz muito bem ao bolso, mas não só a ele: essa é uma atitude positiva também para o meio ambiente. Para colocar o uso consciente em prática, algumas dicas de limpeza doméstica são essenciais, pois focam no fim do desperdício desse bem valioso.

Com a adoção de novos hábitos na sua rotina, você também pode diminuir o valor da conta de água em sua casa e, de quebra, fazer a sua parte para preservar o planeta.

Mulher segue dicas de limpeza doméstica

Experimente usar a água da máquina de lavar para limpar as áreas externas. Foto: iStock, Getty Images

4 dicas de limpeza doméstica consciente

De acordo com dados da Organização das Nações Unidas (ONU), cada ser humano necessita de 3,3 m³ de água por mês, um total de cerca de 110 litros diários para suas necessidades de consumo e higiene.

Mas não é o que acontece por aqui: o consumo por pessoa no Brasil ultrapassa os 200 litros por dia. Para usar a água com maior consciência, confira as dicas de limpeza doméstica a seguir e adote as boas práticas na sua casa:

Reutilize

A reutilização da água é uma das formas mais eficazes de diminuir o consumo exagerado. Você pode utilizar a água da máquina de lavar para limpar as áreas externas, evitando, assim, o uso da mangueira. Mas, lembre-se: ao armazenar a água, utilize recipientes com tampa, para evitar a proliferação de insetos, como o mosquito Aedes aegypti.

Feche a torneira

Durante a lavagem da louça, evite manter a torneira aberta. Essa é uma das formas mais comuns de desperdício. Além disso, retire previamente os restos de comida dos pratos e panelas e coloque a louça em de molho. Depois, utilize detergente e, por fim, faça o enxague.

Use água quente

A água quente é uma forma de limpar a louça de maneira mais rápida, especialmente na eliminação da gordura. Com esse recurso, você evita ter que ficar com a torneira aberta por mais tempo para a lavagem dos utensílios.

Acumule para lavar

Na hora de ligar a máquina de lavar roupas, tenha uma boa quantidade de peças acumuladas. Assim, você evita ter que realizar o processo mais vezes e diminui a quantidade de água utilizada.

Evite o desperdício em outros momentos

Segundo um estudo do Instituto Trata Brasil, o país perde R$ 8 bilhões por ano com desperdício de água. A pesquisa revela, ainda, que 37% do líquido produzido não é aproveitado por aqui.

Para evitar o consumo em excesso da água e, de quebra, diminuir a conta no fim do mês, algumas atitudes simples podem ser colocadas em prática, mesmo fora das atividades domésticas. Confira:

  • Apostar em banhos mais curtos. Reduza para cinco minutos, em média. Caso vá demorar mais, ensaboando-se ou aplicando xampu, procure desligar o registro sempre que possível.
  • O mesmo vale para quando for escovar os dentes. Mantenha a torneira fechada durante a escovação e procure ligá-la apenas no enxague.
  • Outro cuidado importante é em relação a vazamentos. Mesmo que aquele cano pingue discretamente, em longo prazo, pode se tornar um grande desperdício de água. Procure realizar o conserto o quanto antes.

Você vai se interessar por:

Assistência para sua casa

Para se proteger de qualquer emergência em sua casa, é importante contar com o serviço Vivo Assistência Casa e Auto. Com ele, você conta com serviços de eletricista e encanador para sua casa, socorro mecânico para seu automóvel e chaveiro para os dois, sempre que precisar, por apenas R$ 5,90 por mês.

> Vivo Assistência Casa e Auto: Garanta socorro em emergências na sua casa

Conhece outras dicas de limpeza doméstica que evitam o uso em excesso de água? Deixe um comentário!

Um dos melhores chuveiros para comprar
Banho em banheira com trocador
Aprendendo como lavar carro com economia
Carro pode ter câmbio manual ou automático
Tomada pode ser 110 ou 220
Voltagens das cidades brasileiras varia