Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

4 boas ideias para uma nova e lucrativa fonte de renda

A- A+

Só se fala em crise e dos índices de desemprego batendo todos os recordes. Mas como diz o ditado, “enquanto uns choram, outros vendem lenços”. Nesse caso, vamos pensar na segunda alternativa. Criar uma nova fonte de renda seria uma forma de amenizar a situação. Você tem o que precisa para isso?

Fonte de renda

Uma boa ideia pode garantir um rendimento extra e o alívio nas finanças. Fonte: iStock, Getty Images

Amplie ganhos com nova fonte de renda

Fazer um investimento, abrir um negócio próprio para se autodenominar “patrão”, lucrar com um hobby ou se tornar um representante. Qual alternativa agrada mais na hora de se decidir por uma nova fonte de renda? Saiba mais sobre cada uma dessas opções.

Que tal investir?

Não há dúvida de que aplicar o dinheiro é uma forma de fazê-lo render. Entretanto, deve-se pensar em colher os frutos em médio ou longo prazo. O primeiro passo para isso é ter um capital e fazer um planejamento.

O segundo passo é entender como funcionam os investimentos, descobrir qual o seu perfil de investidor e qual aplicação é a mais adequada para você e para os seus objetivos. Quando os negócios já estiverem em andamento, é importante reinvestir os lucros para ter melhores resultados.

Também é indicado ter um objetivo específico para esses valores. Conforme especialistas, um dos segredos de um investimento bem sucedido é manter o capital inicial aplicado por um bom tempo. Caso necessário, utilizar apenas parte do lucro. Mas não se pode ter pressa.

Abrir um negócio

Se você possui algum tempo disponível para se dedicar a uma nova atividade, uma forma de contar com uma fonte de renda extra é abrindo um negócio. O ramo de atividade vai depender do seu grau de conhecimento sobre o assunto.

Contudo, se você está em dúvida, não tem nenhuma experiência ou tem medo de se arriscar a ser um gestor, uma alternativa é investir em uma franquia ou microfranquia. Em muitos casos, o aporte inicial é pequeno e você conta com um modelo de negócios pronto e com todo o suporte de quem é expert no assunto.

Transformar o hobby em lucro

Você sabe pintar, tricotar, fazer bijuterias, doces ou salgados? Uma forma segura de fazer um dinheiro extra – o famoso “bico” – é investir em algo que você considere um hobby e transformar seu talento em fonte de renda.

No mundo do empreendedorismo, não faltam exemplos de pessoas que transformaram uma atividade prazerosa na sua principal fonte de renda. Também não são raros os casos em que a paixão por determinado segmento deu origem a grandes empresas.

Você vai se interessar por:

Representação

Outra forma de complementar seu salário – e sem, necessariamente, precisar investir – é trabalhar como representante de vendas. Há muitas formas de ingressar nesse segmento. Determinados produtos podem ser comercializados por consignação (você pega uma quantidade e pode devolver o que não for vendido).

Em outros casos, você precisa adquirir um kit com produtos para demonstração e fechar as vendas conforme o número de encomendas. Esse exemplo é muito comum no segmento de cosméticos e perfumaria. Ainda assim, o investimento é considerado baixo se comparado ao aporte necessário para abrir uma empresa própria ou franquia.

 

Você tem uma boa história sobre fonte de renda alternativa? Conte para a gente!

Pokémon Go
como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
Saiba como ganhar uma renda extra com aluguel
como abrir uma academia de ginástica
como abrir uma pizzaria