Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

4 boas ideias de negócios promissores para investir em 2016

A- A+

Empreender está no sangue dos brasileiros. De acordo com o relatório Global Entrepreneurship Monitor (GEM), nenhum país supera o Brasil em percentual da população ligada a algum tipo de negócio próprio. Você também sonha em abandonar a vida de empregado? Entenda como identificar negócios promissores e avalie boas alternativas para investir.

Exemplo de negócios promissores

Food trucks estão entre as principais alternativas de negócios promissores no Brasil. Foto: iStock, Getty Images

Como identificar negócios promissores

O faro empreendedor é uma expressão que caracteriza a capacidade de perceber grandes oportunidades de negócio. Diz-se, por exemplo, que Henry Ford, Bill Gates e Steve Jobs tiveram um faro empreendedor porque inovaram e lucraram muito com isso.

Para identificar um negócio promissor, você precisa encontrar uma demanda não atendida, parcialmente atendida ou atendida de forma precária. O segredo é entender as necessidades dos consumidores e descobrir como gerar valor para eles.

No setor de serviços, por exemplo, essa demanda pode ser caracterizada como a ausência de uma padaria em um bairro específico, o atraso no atendimento de uma distribuidora de água mineral ou a falta de produtos esportivos na maior loja do ramo da cidade. O que você precisa fazer é analisar o mercado em busca de oportunidades.

Nesse sentido, ouvir a reclamação dos consumidores pode ser um bom ponto de partida. Mas também é preciso lembrar da célebre frase de Steve Jobs: para ele, os consumidores não sabem o que querem, até que você mostre isso a eles. Você é capaz de inovar para conquistar o mercado?

Antes de prosseguir para as alternativas de negócios promissores, é preciso lembrar que uma grande ideia não é, por si só, garantia de sucesso. Para lucrar com a sua empresa, você precisará de uma combinação de gestão competente, decisões estratégicas acertadas e muito comprometimento para não desistir diante das dificuldades que, acredite, se acumularão ao longo do percurso.

4 ideias de negócios promissores

Selecionamos algumas opções de negócios promissores para você avaliar a viabilidade. Confira:

1. Soluções para a crise hídrica

A crise de abastecimento no Sudeste, provocada principalmente pelos baixos índices nos reservatórios do Sistema Cantareira, alertou a população e chamou a atenção para a economia de água.

Embora a situação atual esteja melhor, o que aconteceu em 2014 e 2015 ainda repercute. Além disso, economizar água significa poupar dinheiro, algo que merece atenção em um momento de crise econômica, recessão e aumento do desemprego.

Avalie a possibilidade de investir e abrir uma empresa que ofereça soluções para o desperdício, desde a construção de cisternas até reservatórios inteligentes.

2. Marketing digital

O número de smartphones em uso no Brasil já passa de 168 milhões, de acordo com dados da 27ª Pesquisa Anual de Administração e Uso de Tecnologia da Informação nas Empresas, realizada pela FGV-SP e divulgada em abril.

O aumento é de 9% em relação ao ano passado. Somados com notebooks, tablets e desktops, a densidade de aparelhos conectados à internet é de 1,6 por habitante. Nunca estivemos tão conectados, e o marketing digital pode se apropriar dessa realidade para lucrar.

3. Serviços de manutenção

Em tempos de crise, existe uma tendência a consertar o que é velho, em vez de buscar novos itens no mercado. Isso vale tanto para carros como para aspiradores de pó. Portanto, pode ser uma boa ideia apostar em serviços de manutenção que se especializem em algum ramo para cativar os consumidores.

4. Food Trucks

Eles surgiram no Brasil há alguns anos, mas ainda não saíram de moda. Opção para quem valoriza comida de qualidade na rua, mas não abre mão da agilidade, os food trucks podem se deslocar para diferentes locais e eventos, o que melhora o acesso ao público. Analise o segmento na sua cidade e considere a possibilidade.

Você vai se interessar por:

Economizar é parte do sonho

Se você tem o sonho empreendedor, deve estar atento às oportunidades de economia. Que tal realizar transações bancárias sem pagar taxas por isso? Com o Vivo Zuum, uma conta pré-paga gerenciada pelo celular, você pode fazer pagamentos, transferências e até mesmo recarga de celular – tudo isso sem mensalidade. Se preferir, pode adquirir o cartão Vivo Zuum para fazer compras no débito e saques.

> Vivo Zuum: Tenha conta corrente com cartão, sem banco, sem complicação

Também tem uma dica sobre negócios promissores? Deixe seu comentário!

Pokémon Go
como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
como abrir uma academia de ginástica
como abrir uma pizzaria
como montar uma drograria