Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

4 boas ideias de franquias para cidades pequenas

A- A+

Os negócios estão saindo das capitais e migrando para o interior. Um estudo elaborado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) aponta a abertura de lojas em municípios com até 100 mil habitantes como uma das tendências do setor. Diante desse cenário, cogitar ideias de franquias para cidades pequenas pode ser a grande sacada do empreendedor.

Entre os empresários que decidiram adotar a estratégia, a diminuição dos custos fixos é vista como a principal razão. Mas não é a única. Segundo o vice-presidente da ABF, Altino Cristofoletti, muitos dessas localidades têm rendas per capita maiores que as dos grandes centros.

Ele seguiu ideias de franquias para cidades pequenas

Com a troca de carro frequentemente adiada, setor de manutenção veicular cresce. Foto: iStock, Getty Images

Antes das ideias, os cuidados

Pode-se pensar que é um movimento natural, já que os grandes centros urbanos têm mais unidades franqueadas e menos pontos disponíveis. Mas antes de pensar nas ideias de franquias para se abrir em cidades pequenas, é preciso avaliar alguns pontos. Confira essas seis dicas da ABF.

  1. Analise se o setor está em crescimento e se o produto ou serviço é adequado ao tipo de demanda das grandes cidades.
  2. Considere que, nas capitais, os custos operacionais são maiores e há fatores como trânsito e segurança – esses valores adicionais devem ser incluídos no plano de negócios.
  3. Faça perguntas como: É oferecido financiamento? Qual é a experiência exigida para o negócio? Qual é o faturamento e o lucro médio dos franqueados?
  4. Informe-se sobre o sistema de operação e também quanto ao treinamento oferecido pelo franqueador.
  5. Procure saber se os atuais franqueados têm lucro, se há casos de sucesso entre as franquias existentes e se a rede conta com um bom programa de marketing.
  6. Peça ao seu advogado, contador ou conselheiro de negócios um relatório de crédito da franqueadora ou solicite essas informações diretamente ao franqueador.

4 ideias de franquias para cidades pequenas

Agora que você está ciente dos passos prévios para tirar sua ideia do papel, já pode conferir algumas tendências de negócio que têm boa saída nas cidades do interior. Veja quatro boas ideias de franquias.

Brechós

Com a crise e a diminuição do consumo, esse é um segmento promissor nas cidades do interior. Quase todo mundo diminuiu os gastos e está cortando compras desnecessárias. Segundo Fabiano Nagamatsu, consultor do Sebrae SP, esse é um mercado que tem crescido, principalmente para o público da classe C. “O consumidor não compra mais as mesmas marcas que usava antes e já começa a aceitar itens seminovos ou reformados”, diz.

Oficinas mecânicas

No mesmo raciocínio, o mercado de oficinas mecânicas se mantém aquecido. Com o corte no orçamento, fica mais vantajoso fazer a manutenção ou o reparo do veículo do que comprar um zero quilômetro. A regra é postergar a troca do carro e dar uma caprichada no atual.

Atacado

Lojas que atuam no “atacarejo”, misto de atacado e varejo, também são uma boa ideia de franquia para cidades pequenas. As famílias começaram a consumir nesses estabelecimentos buscando preços mais atrativos, migrando o consumo dos supermercados de bairro para esses locais.

Alimentação

A perda da empregada doméstica, fato crescente nos últimos três anos, fez crescer outro segmento: o de alimento para consumo domiciliar. A comida congelada em porções ou entregues diariamente é um mercado que tem mostrado um desempenho interessante.

Você vai se interessar por:

 

Gostou das ideias de franquias para cidades pequenas? Compartilhe!

Pokémon Go
como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
como abrir uma academia de ginástica
como abrir uma pizzaria
como montar uma drograria