Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

3 dicas que são a porta de entrada para a saúde financeira em 2016

A- A+

É tradição: cada novo ano que se inicia vem acompanhado de promessas. No campo financeiro, isso também acontece. Afinal, não repetir os mesmos erros e organizar melhor as contas estão sempre entre os objetivos. Mas você sabe qual é a porta de entrada para a tranquilidade financeira em 2016? Veja algumas dicas que podem ajudar você nessa busca.

Economizar é a porta de entrada para equilíbrio financeiro.

Organização é fator fundamental para permanecer com as contas no azul. Foto: iStock, Getty Images

Planejamento deve iniciar ainda em 2015

Como o final de ano é uma época com bastante gastos, o planejamento para buscar mais saúde financeira deve iniciar ainda em 2015. É o que aponta o economista Alfredo Meneghetti Neto, professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

De acordo com ele, 2016 deve continuar apresentando queda no PIB – o Produto Interno Bruto brasileiro. O índice, que estava em baixa desde 2014, deve fechar o ano com recuo de 3%. Segundo Meneghetti, a expectativa é de queda de 1,5% em 2016 e de nova retração em 2017. “A previsão de melhora é somente a partir de 2018”, avalia.

Diante desse cenário, é preciso atenção por parte do consumidor. Nada de cair na tentação de exagerar no fim do ano, em função das festividades e da compra de presentes.

Quem está no mercado formal deve usar o 13º com sabedoria e contar com ele como um aliado. Outra dica, segundo o especialista, é antecipar pagamentos de IPVA e IPTU, por exemplo, em função dos descontos oferecidos.

Sua porta de entrada para a saúde financeira

Planejamento, como já foi visto, é um dos principais pontos para começar 2016 no azul. Mas e o que mais pode ser feito? Veja abaixo três dicas, elaboradas por Meneghetti Neto, que podem ser a sua porta de entrada para a tranquilidade financeira no ano que se inicia.

Não gaste além de sua renda

O controle é a primeira porta de entrada para a tranquilidade financeira. Para o especialista, essa é a melhor dica: não gaste além de sua renda. Se você gastar menos do que ganha, já estará dando um passo importante para se manter no azul.

Faça uma poupança

Se você monitorar e controlar as despesas, o próximo passo é fazer uma poupança. Conseguindo fazer isso, já é mais um sinal de que a economia está dando certo, pois está sobrando dinheiro.

Estabeleça metas

Por fim, você precisa estabelecer metas. Pergunte-se o que pretende fazer com esse dinheiro que estará guardado na poupança? Ao ter uma idealização do consumo, e buscar sua realização, fica mais fácil manter o foco e evitar comprar coisas que você não precisa.

Você vai se interessar por:

Monitore seu CPF

Para manter seu nome limpo, é importante cuidar bem do seu principal documento. Quem pode lhe auxiliar nessa tarefa é o Vivo Alerta CPF. Entre as suas funções, está o envio de um SMS ao cliente toda vez que ocorrer uma alteração no status do seu nome nas bases de dados da Serasa Experian, toda vez que uma empresa consultar o nome do cliente nessa base de dados e ainda quando o seu nome estiver prestes a ser negativado.

Além disso, o cliente recebe exclusivas dicas antifraude e pode visualizar o relatório completo sobre o seu CPF.

> Vivo Alerta CPF: Receba alertas via SMS sempre que houver consultas a seu CPF

Pronto para seguir essas dicas e encontrar a porta de entrada para a saúde financeira? Comente!

sair da casa dos pais
vale a pena economizar
vale a pena pegar empréstimo
emprestimo urgente para negativado
erros financeiros comuns
como aprender com erros de finanças