Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

10 dicas para usar as redes sociais a favor das conquistas profissionais

A- A+

Páginas online para publicação de ideias, gostos e interesses, as redes sociais podem ser aliadas ou inimigas nas suas conquistas profissionais. Se você tem metas para a carreira, é bom não ignorar o potencial – positivo ou destrutivo – dessa ferramenta.

Carreira x redes sociais

Pesquisas recentes confirmam o desejo de mudança na vida profissional e a participação ativa nas redes sociais, inclusive vendo nelas um caminho para concretizar esse objetivo.

No estudo “Você é inquieto”, promovido pelo site Inquietaria, a busca por novos rumos na profissão foi manifestada por 80% dos entrevistados.

A insatisfação com o atual emprego aparece também em levantamento da consultoria de transição de carreiras LHH/DBM, sendo mencionada por 45% dos entrevistados. O estudo ainda identificou que 83% dos profissionais se preocupam com sua reputação pessoal na web e redes sociais.

Ao considerar que 90% dos jovens brasileiros mantêm perfis nas redes sociais, segundo pesquisa do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), é natural que a busca por conquistas profissionais seja iniciada por esse canal.

Conquistas profissionais na web

Uso adequado das redes sociais pode trazer benefícios para a carreira profissional. Foto: Shutterstock

O peso das redes sociais nas conquistas profissionais

Assim como os seus amigos e familiares fazem parte desses sites de conexão virtual, empresas e profissionais das mais diversas áreas também estão presentes. Para José Roberto Marques, presidente do Instituto Brasileiro de Coaching, nesse ambiente de comunicação e interação, podem surgir diversas oportunidades, tanto pessoais como de emprego.

Segundo ele, as redes são um meio de apresentar à sociedade quem você é e como interage com as pessoas. Por isso, recrutadores se utilizam desses meios durante os processos de contratação, divulgando vagas e realizando parte da avaliação do candidato ali mesmo, a partir do seu perfil.

É nesse ponto que reside o perigo: não utilizar o seu perfil de maneira correta pode prejudicá-lo na busca por novas conquistas profissionais. “Atitudes negativas, polêmicas e preconceituosas podem tornar a rede social sua inimiga, uma vez que a má impressão que as pessoas terão não poderá ser desfeita de uma hora para outra”, alerta Marques.

Como buscar conquistas profissionais nas redes

Para o presidente do Instituto Brasileiro de Coaching, existem posturas que devem ser adotadas e outras evitadas para que as redes sociais causem uma impressão positiva. Ele dá 10 dicas para fazer bom uso dessa ferramenta para a sua carreira.

Tenha foco

Não utilize as redes sociais para aquilo que elas não servem. Se busca algo completamente profissional, crie um perfil no LinkedIn, pois as demais redes são voltadas para a vertente pessoal.

Identifique-se

Exponha as suas formações, áreas de interesse, hobbies, as atividades que já executou, tudo aquilo que ajuda a compor a sua personalidade.

Procure afinidades

Interaja com as pessoas que possuem interesses em comum ou próximos aos seus.

Diga quem você é

Mostre suas habilidades e competências em suas postagens, mas não deixe de expor um pouco do seu lado pessoal. Amigos e familiares também ajudam a compor quem você é.

Seja útil

Fazer postagens criativas e de conteúdo inteligente ajuda a mostra por que você merece as conquistas profissionais que tanto almeja.

Seja discreto

Não exponha a sua procura por empregos. Evite pedir oportunidades em perfis de empresas. Faça isso de forma individual e estratégica.

Cuide com o que fala

Tome cuidado com polêmicas e comentários preconceituosos, mesmo que sejam feitos em tom humorístico.

Você vai se interessar por:

Rede de contatos ajuda profissional a impulsionar a sua carreira

Conheça sites para buscar vagas de empregos online

Trabalho freelancer pode garantir importante renda extra

Não se mostre interesseiro

Não adicione pessoas que não conhece apenas por interesse nas conquistas profissionais que ela pode lhe proporcionar.

Não seja negativo

Postagens do tipo “odeio segunda-feira” ou “chega logo, sexta-feira” podem dar a impressão de que você é insatisfeito com suas escolhas.

Fuja das críticas destrutivas

Tenha cautela com os desabafos e não exponha publicamente sua opinião a respeito de pessoas ou empresas. Críticas destrutivas ajudam a criar uma visão negativa sobre você.

 

E para você, qual o caminho para alcançar conquistas profissionais? Comente!

como funciona o auxílio maternidade
como funciona o auxílio creche
como funciona o auxílio doença
descontro de empréstimo consignado
melhor lugar para trabalhar
compra consciente